segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

OS PRINCIPIOS DA VIDA CRISTA

Cell: 82 555 84 52, Fax 21021208, CP:2642 Maputo, Email: saintschurch@gmail.com, http://saintschurchinternational.blogspot.com

Os Princípios da Vida Cristã
Por Rev. Alfa SG Moambi

1) A Lei de Deus (os Dez Mandamentos)
A essência de todas as coisas que devemos guardar perante Deus são os Dez Mandamentos que, por sua vez, são compostos de 613 artigos relacionados com a vida cotidiana. Há preceitos e proibições, assim como: 'Não faça isso…' e 'Não faça aquilo...' Estas são as diretrizes para a vida, e os Mandamentos de Deus foram dados aos homens para que estes possam entender seus pecados. Através dos Mandamentos escritos por Deus, podemos perceber o quanto desobedecemos a Deus (Romanos 3:19-20). Pois todos pecaram!

A razão por que Deus deu ao homem Seus Mandamentos é para levar-nos ao entendimento de nossos pecados. Nunca poderemos cumprir todos os Seus Mandamentos, por isso devemos aceitar, humildemente, o fato de que somos pecadores, antes de crermos em Jesus. Nunca devernos cometer o pecado da arrogância ao tentar viver conforme os mandamentos de Deus. Os homens são pecadores e Deus sabe que eles nunca poderão viver de acordo com a Sua Lei. Então, Jesus veio a este mundo como homem, foi batizado e julgado na cruz de Calvario para a nossa salvação e justificação.Oh! Graças a Deus por o seu imenso amor !
Isto, para mostrar-nos como a Lei de Deus é perfeita e como o homem é fraco. Ao mesmo tempo, a santidade e a perfeição de Deus é revelada na Lei de Deus.
2) Pecado
Todas as coisas que se opõem a Deus. Todos os pecados, inclusive o pecado original e as transgressões que cometemos ao longo da nossa vida.
Pecado é, em grego, 'hamartia' E 'pecar' é 'hamartano' que significa 'falhar.' Em outras palavras, significa crer em Jesus mas faltar com a habilidade de ser salvo. Não crer e nem conhecer a verdade é cometer o pecado da desobediência e desprezar Deus. Se o homem não quiser pecar diante de Deus, tem que entender corretamente a Palavra de Deus e perceber a verdade que Jesus tornou-se o seu Salvador.

Devernos crer no batismo de Jesus e em Sua Cruz, através das palavras de Deus. É pecado não aceitar a Palavra de Deus e desviar-se da verdade e crer em teorias falsas.

A Bíblia nos diz que o pecado mais sério é não crer que Deus tirou todos os pecados do mundo. Devemos crer no nascimento de Jesus, na Sua remoção dos pecados, através do Seu batismo, e crer que Ele nos deu vida por meio do Seu sangue na Cruz. É pecado quando alguém não crê nas palavras escritas de que Jesus foi batizado, morreu na Cruz e ressuscitou para livrar-nos de nossos pecados.
2.a. PARA SERMOS SALVOS, PRIMEIRO DEVEMOS RECONHECER QUE SOMOS PECADORES
< Marcos 7:8-9 > “Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição .”
< Marcos 7:20-23 > E dizia: o que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicidios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a basfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.”
Antes de mais nada, gostaria de definir o que é o pecado. Há pecados definidos por Deus e há também pecados definidos pelos homens. A palavra ‘pecado’ em grego significa ‘perder o alvo,’ isto é, “não entender corretamente.” É pecado não obedecermos corretamente as ordens de Deus.
Avaliamos os pecados de acordo com a nossa consciência. Isto é, não como uma ofensa contra os Mandamentos de Deus, mas julgamos de acordo com o nosso conhecimento, o coração e a consciência – o pecado é julgado por cada pessoa individualmente. Por isso, uma mesma ação pode ser ou não considerada pecado, dependendo do critério de cada pessoa. Esta é a razão pela qual Deus nos deu 613 artigos da Lei para serem usados como padrão no julgamento. O diagrama abaixo ilustra os pecados do homem.
Lei de Deus
A consciência do homem
Normas sociais, moralidade.
Leis nacionais e civis
Sendo assim, nunca devemos estabelecer nosso critério de acordo com nossa consciência. O pecado da nossa consciência não está de acordo com o que Deus definiu como pecado. Portanto, não devemos escutar nossa consciência, pelo contrário, devemos agir com base nos Mandamentos de Deus.
Cada um de nós tem seu próprio conceito sobre o pecado. Alguns consideram-no como a própria falha e outros como atitudes horrendas. Na Coréia, por exemplo, as pessoas cobrem os túmulos de seus pais com grama e consideram como obrigação mantê-la cortada e tomar conta desses túmulos, até que elas mesmas morram. No caso de uma tribo primitiva de Papua Nova Guiné, as pessoas honram seus parentes falecidos, compartilhando e comendo o corpo destes (não tenho certeza se as pessoas cozinham o corpo antes de comer); parece que isso é para prevenir o corpo da decomposição pelos insetos. Na República Democrática do Congo, pessoas vão ao inteiro com batuques e tambores. Tocam e daçam no cemitério parece festa enquanto em Moçambique, o funeral é o tempo de silêncio e de meditação. Nada de barulho! Nem rádio, batuques e tudo instrumento barulhento fica totalmente no silêncio. Esses costumes ilustram que os conceitos humanos sobre o pecado e sobre o que é certo podem variar muito.
A Bíblia, no entanto, nos diz que pecado é desobedecer as ordens de Deus: “Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E disse-lhes, ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição”(Marcos 7:8-9). Deus não se importa de como parecemos por fora. Ele olha para o centro do nosso coração. Ele olha para a nossa fidelidade com a palavra dEle!
2.b. O CRITÉRIO PESSOAL É PECADO DIANTE DE DEUS
Pecado diante de Deus é falhar em viver de acordo com Sua vontade e não crer em Sua Palavra. Deus disse que é pecado viver como os fariseus que rejeitaram os Mandamentos de Deus e deram mais importância às suas instruções tradicionais. Jesus os considerou hipócritas.
“Em que Deus você crê? Você realmente Me reverencia e respeita? Você se gaba do Meu nome, mas verdadeiramente Me honra e respeita?” As pessoas olham apenas para a aparência e desrespeitam a Palavra dEle. Isto é pecado aos Seus olhos. Você está ciente disso? Esse é o pecado dos pecados.
Nossas fraquezas são apenas erros, meras transgressões. Os erros e os males que cometemos devido nossa imperfeição, não são pecados fundamentais e sim faltas. Deus distingue pecados de faltas. Aqueles que desrespeitam Sua Palavra são pecadores, mesmo que não tenham faltas. Eles são grandes pecadores diante de Deus. Essa é a razão porque Jesus acusou os fariseus.
No Pentateuco, de Gênesis a Deuteronômio, há Mandamentos que nos falam o que fazer ou não fazer. Eles são a Palavra de Deus, os Seus Mandamentos. Talvez sejamos incapazes de cumprí-los ou de guardá-los integralmente, mas temos que reconhecê-los como Palavra e Mandamentos que Deus nos deu desde o inicio; portanto aceitemo-los como de fato são.
“No princípio, criou Deus os céus e a terra.” “Disse Deus: Haja luz, e houve luz” (Gênesis 1:1 e 3). Ele criou tudo e estabeleceu a Lei.
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e o Verbo era Deus”(João 1:1, 14). Como, então, Deus se revela a cada um de nós? Deus é a Palavra e o Espírito, Ele se revela através dos Seus Mandamentos. Como chamamos a Bíblia? Nós a chamamos de Palavra de Deus.
A Palavra de Deus diz: “Negligenciando o Mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.” Há 613 artigos da Lei que dizem: faça isso, não faça aquilo, honre aos pais … etc.
No livro de Levítico, dentre outras coisas, diz-se sobre as obrigações dos homens e das mulheres; o que fazer quando um animal doméstico cai num poço … Por serem palavras divinas, precisamos observá-las com atenção para obedecermos a Deus e, mesmo que não sejamos capazes de cumprir todas as Suas Leis, temos no mínimo que reconhecê-las como sendo de Deus.
Há alguma palavra proveniente de Deus que não seja correta? Os fariseus puseram de lado os Mandamentos de Deus por causa das tradições dos homens. As palavras de seus antecessores tiveram mais importância do que as palavras de Deus. Assim era quando Jesus nasceu e cresceu. O Senhor Jesus desgostou-se muito ao perceber que as pessoas não aceitaram a Palavra de Deus.
Deus nos deu 613 artigos da Lei para nos ensinar que Ele é a Verdade, Ele é o nosso Deus, e o que são nossos pecados diante dEle, para nos mostrar Sua santidade. Portanto, porque todos somos pecadores diante dEle, devemos crer em Jesus, que foi enviado por causa do amor de Deus por nós, e devemos viver pela fé.
Aqueles que colocam de lado a Palavra de Deus não crendo nela, são pecadores. Aqueles que são incapazes de guardar Sua Palavra também são pecadores; porém, o pecado principal é rejeitar a Palavra de Deus. Quem assim procede irá para o inferno. Não crer é pecar diante dEle.
2.c. A RAZÃO PELA QUAL DEUS NOS DEU A LEI
Por que Deus nos deu a Lei? Foi para percebermos nossos pecados e retornarmos aos Seus braços. Ele nos deu 613 artigos da Lei para que pudessemos perceber nossos pecados e sermos redimidos através de Jesus. Esta é a razão pela qual Deus nos deu a Lei.
Em Romanos 3:20 está escrito: “Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.” Então, sabemos que a razão pela qual Deus nos deu a Lei foi para não nos forçar a viver por ela.
Então, qual é o conhecimento que ganhamos da Lei? É que somos muito fracos para obedecê-la em sua totalidade e que somos pecadores diante de Deus. O que percebemos através dos 613 artigos da Lei? Percebemos nossas faltas e nossa incapacidade de vivermos de acordo com Ela. Entendemos que nós, criaturas de Deus, somos seres impotentes, somos pecadores e deveríamos ser lançados no inferno de acordo com Sua Lei.
O que devemos fazer ao reconhecermos nossos pecados e nossa impotência diante de Deus? Será que devemos tentar nos tornar seres perfeitos? Não. Devemos admitir que somos pecadores, crer em Jesus, sermos libertos através de Sua salvação pela água e pelo Espírito, e agradecê-Lo.
A razão pela qual Deus nos deu a Lei foi para que percebamos nossos pecados e o castigo dos mesmos, de modo que entendemos que sem Jesus não podemos ser salvos do inferno. Se cremos em Jesus como nosso Salvador, seremos salvos. Ele nos deu a Lei para que percebamos quão totalmente pecadores somos e para salvar nossas almas do pecado. Ele nos deu a Lei e enviou Jesus para nos salvar. Ele enviou Seu próprio Filho para tirar nossos pecados através de Seu Batismo. Podemos ser salvos se crermos nEle.
Devemos perceber que somos pecadores sem esperança e temos que crer em Jesus para sermos livres do pecado, tornarmo-nos Seus filhos e devolver a glória para Deus.
Precisamos entender Sua Palavra. Todos os começos são a partir dEle. Por isso, também precisamos começar pela Sua Palavra e entender a verdade da redenção mediante a Sua Palavra. Devemos pensar e julgar através de Sua Palavra. Esta é a justa e verdadeira fé.
2.d. O QUE ESTÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM?
Devemos crer em Deus através de Sua Palavra, é assim que a fé inicia, caso contrário cairemos numa falácia, o que seria uma fé errada.
Quando os escribas e fariseus viram os discípulos de Jesus comendo os pães sem lavarem as mãos, eles não os reprovariam se tivessem observado este ato através da Palavra de Deus. A Palavra nos diz que qualquer coisa que entra na boca do homem não pode contaminá-lo, pois entra em seu estômago, não no coração, e acaba saindo para fora.
Como está escrito em Marcos 7:20-23: E dizia: “O que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vem de dentro e contaminam o homem.” Ele disse que os homens são pecadores porque já nasceram com pecados.
Você entende o que isso significa? Somos todos descendentes de Adão. Não podemos ver a verdade porque não a aceitamos nem cremos em todas as Suas Palavras. O que está no coração do homem?
“Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura”(Marcos 7:21-22). Tudo isso sai do coração do homem, desonrando a si próprio e aos outros.
Isso também está registrado no livro dos Salmos: “Quando contemplo os Teus céus, obra dos Teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem que dele Te lembres? E o filho do homem que o visites?” (Salmo 8:3-4).
Por que Ele nos visita? Ele nos visita porque nos ama. Ele nos criou, amou e teve piedade de nós, pecadores. Ele tirou todos os nossos pecados e nos fez Seu povo. “Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico é o Teu nome em toda a terra.” O rei Davi entoou cânticos ao Senhor no Antigo Testamento, quando entendeu que Deus se tornaria o Salvador dos pecadores.
No Novo Testamento, o Apóstolo Paulo disse a mesma coisa. É tão surpreendente que nós, criaturas de Deus, podemos nos tornar filhos dEle. Isso só é possível através da Sua compaixão por nós, é o amor de Deus.
Tentar viver completamente de acordo com a Lei de Deus é, de certa forma, desafiá-Lo. Isso é uma idéia que vem da nossa ignorância. Não é correto vivermos sem o Seu amor enquanto lutamos para guardar a Lei. A vontade de Deus é que percebamos que é através da Lei que somos pecadores, e que creiamos na salvação pela água e pelo sangue (Espírito).
Assim está escrito em Marcos 7:20-23: “E dizia: o que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, aprostituição, os furtos,os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.”
Jesus disse que o que sai do homem, pecados no coração, o contamina. A comida que Deus dá não pode desonrar o homem. Todas as criaturas são limpas, mas somente as coisas que saem do homem, nossos pecados, o contamimam. Todos nós nascemos descendentes de Adão. Então, como nascemos? Nascemos com doze tipos de pecados. Não é verdade? Então, será que podemos viver sem pecado? Nós vamos continuar pecando, pois nascemos com pecado. Será que podemos parar de pecar por nós mesmos, apenas porque conhecemos a Lei? Podemos viver sem desonrar os Mandamentos? Não. Quanto mais tentamos cumprí-los, maiores dificuldades enfrentamos. Precisamos entender nosso limite e desistir. Assim, humildemente, poderemos aceitar o batismo e o sangue de Jesus que nos salva.
Todos os 613 artigos da Lei são corretos e justos. Mas os homens são pecadores desde a concespção no útero da mãe. Quando compreendemos que a Lei de Deus é correta, que nascemos pecadores e que nunca poderemos nos tornar justos por nós mesmos, perceberemos que precisamos da compaixão de Deus e que necessitamos ser salvos com a redenção de Jesus na água, no sangue e no Espírito. Quando compreendemos nossas limitações — que não podemos ser justificados por nós mesmos e que iremos para o inferno por causa dos nossos pecados — não podemos deixar de contar com a redenção de Jesus. Assim, poderemos ser libertos. Precisamos saber que não podemos ser corretos ou bons diante de Deus por nós mesmos. Por isso, temos que admitir diante dEle que somos pecadores destinados ao inferno e clamar pela Sua compaixão: “Deus, salva-me dos meus pecados e tenha piedade de mim.”
Tomemos a oração de Davi como Palavra escrita de Deus: “De maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar”(Salmo 51: 4). Ele sabia que era cheio de pecado e que era mau o bastante para ser lançado no inferno, mas ele admitiu isso diante de Deus. “Se Tu me chamaste de pecador, eu sou pecador; Se Tu me chamaste de justo, eu sou justo; Se Tu me salvaste, eu estarei salvo; E se Tu me mandaste para o inferno, irei para o inferno.”
Esta é a fé correta e a maneira pela qual somos salvos. Isto é o que devemos ser se queremos estar preparados para crer na redenção de Jesus.


2.e. PRECISAMOS SABER EXATAMENTE O QUE SÃO NOSSOS PECADOS
Desde que todos somos descendentes de Adão, temos desejos carnais em nossos corações. Mas o que Deus nos diz? Ele nos diz para não cometermos adultério. Há homicídio em nosso coração, e Ele nos diz para não matar. Todos desonram aos pais no coração, mas Deus nos ordena honrá-los. Deveríamos compreender que todas as Suas Palavras são corretas e boas, e que todos temos pecados em nossos corações.
Estou certo ou não? Assim sendo, o que devemos fazer diante de Deus? Temos que admitir que somos uma massa de pecados, somos pecadores sem esperança. Não é certo pensarmos que ontem éramos justos porque praticamos boas ações e que hoje somos pecadores porque cometemos pecados. Nascemos pecadores. O que quer que façamos continuaremos sendo pecadores. Esta é a razão porque precisamos ser salvos através do batismo de Jesus. Não somos pecadores por causa dos nossos feitos: adultérios, homicídios, furtos ... somos pecadores porque já nascemos em pecado. Sendo assim, aos olhos de Deus, nunca poderemos ser bons através do nosso próprio esforço. Podemos apenas tentar sermos bons. Portanto, nascemos com a mente cheia de pecados, tais como: homicídios, furtos etc. e não seremos justificados apenas por não cometermos tais pecados. Nunca podemos ser justos diante de Deus por nós mesmos. Se declaramos que somos justos, isso é hipocrisia. Jesus chamou os escribas e os fariseus de ‘hipócritas.’ O homem nasce em pecado e peca diante de Deus ao longo de sua vida.
Qualquer que disser que nunca brigou nem bateu noutra pessoa nem roubou até mesmo uma agulha de ninguém em toda a sua vida, está mentindo porque os homens nascem em pecado. Ele é um mentiroso, pecador e hipócrita. Este é o modo como Deus o vê. Você nasceu pecador! E, ainda que não tenha cometido um só ato pecaminoso, está a caminho do inferno. Mesmo que, razoavelmente, você cumprisse a Lei e a maioria dos Mandamentos, ainda assim seria um pecador destinado a ir para o inferno. Então, o que precisamos fazer diante de tal destino? Temos que clamar pela Sua compaixão para sermos salvos de nossos pecados. Se Ele não nos salvar, não há outro recurso senão irmos para o inferno. Este é o nosso destino.
Aqueles que aceitam a Palavra de Deus, também admitem que de fato são pecadores e sabem que são justos. Sabem que é pecado abandonar a Palavra de Deus e não reconhecê-la. Aqueles que aceitam Sua Palavra são justos, ainda que foram pecadores antes. Eles são nascidos de novo pela Palavra de Deus e recebem Sua graça. Eles são os bem-aventurados.
2.f. AQUELES QUE TENTAM SER SALVOS MEDIANTE AS OBRAS SÃO PECADORES
Leiamos Gálatas 3:10 e 11: “Todos quantos, pois, são das obras da Lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei, para praticá-las. E é evidente que, pela Lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.” Diz-se que é maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei, para praticá-las. Aqueles que crêem em Jesus mas tentam ser justificados pelas suas obras são amaldiçoados. Onde estão aqueles que estão tentando ser justificados pelas obras? Eles estão debaixo da maldição Deus.
Por que Deus nos deu a Lei? Para percebermos que temos pecados (Romanos 3:20), somos totalmente pecadores e destinados ao inferno. Portanto, o que precisamos fazer é crer em Jesus como Filho de Deus e em Seu batismo, nascer de novo pela água e pelo Espírito. Assim, você será salvo de seus pecados, tornar-se-à justo,terá vida eterna e irá para o Céu. Tenha fé em seu coração!


2.g. O PECADO MAIS ARROGANTE DO MUNDO
Nada tem mais valor do que crer em Deus. Somos abençoados ao crer na Sua bênção. Ele decidiu salvar aqueles que têm fé em Sua Palavra.
Hoje, porém, há muitos crentes que tentam viver conforme Sua Lei. A maioria dos cristãos são assim. É até louvável que eles tentem viver segundo a Lei, mas como isso é possível? Devemos entender que é uma bobagem tentar viver pela Lei. Quanto mais tentamos, mais dificuldades enfrentamos. Ele disse: “A fé vem do ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.” Precisamos expulsar nossa arrogância para que sejamos salvos.
2.h. PRECISAMOS ABANDONAR NOSSOS CRITÉRIOS QUANTO A SALVAÇÃO
Como o homem pode ser salvo? Reconhecendo que é pecador. Há muitos que não foram salvos porque não conseguem abandonar suas crenças e esforços errados.
Deus disse que aqueles que se agarram ao livro da Lei são amaldiçoados. Aqueles que crêem que podem tornar-se justos gradualmente ao continuarem crendo em Jesus e tentarem viver pela Lei, estão debaixo de maldição. Eles crêem em Deus mas ainda pensam que precisam viver de acordo com a Lei para serem salvos.
Caro amigo, será que podemos nos tornar justos através das nossas obras enquanto estamos vivos? Tornamo-nos justos apenas crendo na Palavra de Jesus e então somos salvos. Só através da fé no batismo e no sangue de Jesus, e na Sua deidade é que somos redimidos.
Esta é a razão porque Deus nos preparou a lei da fé como a maneira de nos tornarmos justos. A redenção da água e do Espírito não consiste nas obras dos homens, mas em crer na Palavra de Deus. Deus nos libertou através desta fé. Este é o modo como Deus planejou e completou isto.
Por que aqueles que creram em Jesus não foram salvos? Porque eles não aceitaram a palavra da redenção da água e do Espírito. Mas nós, que somos tão imperfeitos como eles, fomos redimidos pela nossa fé na Palavra de Deus.
Se duas pessoas estiverem trabalhando num moinho e uma for tirada, aquela que ficar ainda continuará trabalhando. A que ficou para trás não foi salva e terá que continuar tentando ser redimida. Por que uma foi tirada e a outra deixada para trás? Porque um ouviu e creu na Palavra de Deus. O outro, que trabalhou duramente para guardar a Lei, eventualmente, foi lançado no inferno. Ele tentou arrastar-se até Deus, mas Deus o sacudiu exatamente como sacudimos um inseto quando este tenta subir nossa perna. Se um homem tenta arrastar-se até Deus através da observância da Lei, certamente ele irá ser lançado no inferno. Esta é a razão porque temos que ser salvos pela fé na água e no Espírito. “Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: ‘maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da lei, para praticá-las. Visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, de fé em fé, como está escrito: ‘o justo viverá pela fé’”(Gálatas 3: 10-11 e Romanos 1:17).
Não crer na Palavra de Deus é pecado diante dEle. Também é pecado abandonar a Palavra de Deus insistindo em seguir seu próprio critério. Nós, seres humanos, não podemos viver conforme a Lei de Deus porque nascemos em pecado e continuamos pecando ao longo da vida, um pouco aqui, outro tanto ali e por onde quer que vamos. Temos que entender que somos feitos de carne e não conseguimos deixar de pecar. O homem é como um balde de esterco. Se tentarmos carregá-lo de um lugar para outro, acabamos derramando o conteúdo pelo caminho. Somos desse mesmo jeito, derramando nossos pecados por onde quer que vamos. Você pode visualizar isso?
Será que continuaríamos insistindo que somos santos? Se você pudesse claramente ver a si mesmo desistiria da vã tentativa de ser santo e creria na água e no sangue de Jesus. Precisamos expulsar nossa teimosia e admitir que somos pecadores aos olhos de Deus. Então, temos que nos voltar para a Palavra de Deus e descobrir como Ele nos salvou com a água e o Espírito.
3) Arrependimento
Quando um homem que se afastou de Deus percebe os seus pecados e agradece Jesus por tê-los tirado e aí volta para Deus, isso se chama arrependimento.

Todos os homens são caroços de pecado. O verdadeiro arrependimento é admitir que somos pecadores perante Deus e que não podemos deixar de pecar durante toda a nossa vida; que iremos para inferno quando morrermos e que devemos receber Jesus e crer que Ele veio a este mundo para salvar os pecadores. Ele tirou todos os pecados (por meio do Seu batismo), morreu e ressuscitou para salvar-nos. O verdadeiro arrependimento é desistir dos nossos próprios pensamentos e voltar-nos para Deus (Atos 2:38).

O arrependimento é admitirmos os nossos pecados, retornarmo-nos às Palavra de Deus e aceitarmos a salvação da água e do sangue com todo o nosso coração (1 João 5:6).

O verdadeiro arrependimento é admitir-se como pecador completo e crer em Jesus, o Filho de Deus, o nosso Salvador que nos salvou de todos os pecados. A fim de sermos salvos e livres de todos os pecados, devemos parar de tentar sermos limpos por meio das nossas próprias obras e devemos admitir também que somos pecadores completos perante Deus e Suas Leis. Portanto, temos que aceitar a verdade e a salvação da água e do Espírito, salvação essa que Jesus nos deu pelo Seu batismo e pelo Seu sangue.

O pecador tem de abandonar todos os seus desíginios e a sua vontade para voltar-se completamente para Jesus. Ele será salvo somente quando crer que o batismo de Jesus foi realizado para assumir os seus pecados.

Em outras palavras, crer no fato no batismo de Jesus, na Sua crucificação e Sua ressurreição é a maneira de os pecadores serem salvos. Jesus veio em carne, foi batizado e foi crucificado para limpar todos os pecados do homem. Crer totalmente nisso e que Jesus ressuscitou para tornar-se o Salvador de todos os que crêem nEle é o verdadeiro arrependimento e a fé genuína.
4) Salvação
A salvação significa 'ser salvo de afogar-se.' O homem recebe a salvação quando admite que vai para o inferno por causa de seus pecados e crê que Jesus o salvou de todos os seus pecados por meio de Seu nascimento, batismo e sangue na Cruz.

Os homens que se tornam limpos dos pecados ao crerem na salvação de Jesus, no batismo e no sangue de Jesus, são chamados de 'salvos, nascidos de novo e justos.'

Podemos usar a palavra 'salvação' para aqueles que foram salvos de todos os seus pecados, inclusive o pecado original e seus pecados diários, ao crer em Jesus. Assim como o homem afogado é salvo, o homem afogando-se no pecado do mundo pode ser salvo ao crer em Jesus como seu Salvador, ao crer no batismo e no sangue de Jesus, ao crer nas palavras da verdade espiritual.

5) Batismo
O batismo significa ser lavado ser enterrado (ser imerso) e, no sentido espiritual, transferir pecado por meio da imposição das mãos, como foi feito no Antigo Testamento.

No Novo Testamento, O batismo de Jesus, por João Batista, foi para limpar todos os pecados do homem. 'O batismo de Jesus' significa que Ele tirou os pecados do homem, a fim de limpar os pecados do mundo.

Jesus foi batizado por João Batista, o representante de todos os seres humanos e o sumo sacerdote na tradição de Arão, e assumiu todos os pecados do homem. Isso foi o objetivo do Seu batismo.

Nas palavras 'o batismo de Jesus' está o significado espiritual de 'transferir para, ser enterrado.' Isso significa que todos os pecados foram transferidos para Jesus e que Ele foi julgado no lugar do homem. Para salvar a humanidade, Jesus tinha de tirar os pecados do homem e morrer por eles.

Assim, a Sua morte é também a sua e a minha morte e a de todos os pecadores do mundo; e a Sua ressurreição significa a ressureição de todos os homens. Seu sacrifício representa a salvação dos pecadores, enquanto que o Seu batismo representa o testemunho da lavagem de todos os pecados da humanidade.

A Bíblia nos diz: "Figurando o batismo, agora também vos salva" (1 Pedro 3:21). O batismo de Jesus é a maneira justa para salvar os homens através da remoção de todos os seus pecados.
6) Nascer de novo
Significa 'nascer pela segunda vez.' O pecador nasce de novo quando ele é salvo, espiritualmente, ao crer no batismo de Jesus e na Sua Cruz. O homem nasce de novo, espiritualmente, crendo no batismo e no sangue de Jesus. Os nascidos de novo são aqueles que foram limpos de todos os seus pecados e estão 'esperando a vinda de Jesus.'

7) Jesus Cristo
Jesus: 'O Salvador que salvou todos os homens dos seus pecados e da punição por eles.' Jesus significa o Salvador, aquele que salvará todos os homens dos seus pecados.

Cristo: 'O Ungido.' Havia três ofícios para os quais as pessoas eram ungidas por Deus. Jesus preencheu todos eles.

(1) Ofício do Rei
(2) Ofício do Profeta e
(3) Ofício do Sacerdote

Jesus Cristo foi tudo isso. Ele cumpriu as tarefas de todas essas funções. Devemos crer em Jesus como Rei, Profeta e Sacerdote, que nos ensinou sobre a redenção e a salvação. Assim sendo, passamos a chamá-Lo de 'Jesus Cristo.' Ele foi o Sumo Sacerdote celeste que nos salvou de todos os pecados do mundo com o Seu batismo e o Seu sangue.

Por isso, Ele é Rei de todos aqueles que crêem nEle. Ele nos ajuda a perceber nossos pecados quando estamos diante dEle. Ele nos ensinou que somos pecadores desde o tempo de nossos ancestrais, que como descendentes de pecadores nascemos pecadores, e que como resultado disso estamos sujeitos ao julgamento de Deus.

Ele nos ensinou também que estamos limpos dos nossos pecados por meio do Seu batismo e do Seu sangue. Ele fez todas essas obras por nós, pecadores.
8) Resgate
‘E o preço pago para resgatar um prisioneiro em cativeiro ou uma propriedade hipotecada ou uma dívida; o ato de resolver um problema com dinheiro. A palavra é empregada mais frequentemente como representação positiva da redenção (por exemplo: Êxodo 21:30, ‘soma de dinheiro’; Números 35:31-32, Isaías 43:3, ‘resgate’). No Novo Testamento, Mateus 20:28 e Marcos 10:45 descrevem resgate como ‘pagamento em dinheiro.’
9) O Representante da Raça Humana
Referindo-se a João Batista, Jesus disse, "Seguramente, digo a você, entre esses nascidos de mulheres não se levantou um maior que João Batista" (Mateus 11:11). Isso significa que João Batista é o maior de todo povo do mundo nascido de mulher. João Batista, nascido de Zacarias e Elizabeth, descendentes de Aarão, eram puramente homens da descendência de Aarão. De acordo com a Lei do Velho Testamento, os sacerdotes só podiam ser da descendência de Aarão, e estava entre estes sacerdotes o Sumo Sacerdote que foi consagrado e foi servidor no Tabernáculo
O mais importante de todo o trabalho que o Sumo Sacerdote realizava era oferecer remissão de todos os pecados do povo de Israel, uma vez por ano no Dia da Expiação. Neste Dia da Expiação, o Sumo Sacerdote, como o representante do povo de Israel, colocava as suas mãos na cabeça de um bode e assim passava todos seus pecados sobre o bode. Como isto, João Batista, um homem da descendência de Aarão, foi consagrado por Deus como o Sumo Sacerdote, e passou todos os pecados da raça humana a Jesus Cristo por batizá-lo. O que era uma forma de colocar nas mãos. Jesus criou João como o representante da raça humana. Por quê? Porque João era um descendente de Aarão o Sumo Sacerdote, o Messias que o Profeta Malaquias tinha profetizado, e o profeta passou todos os pecados da raça humana sobre Jesus. Jesus veio a esta terra como o Cordeiro de Deus para salvar a raça humana dos pecados do mundo, e para isto teve que haver um representante da humanidade, um Sumo Sacerdote da descendência de Aarão. Este não poderia ser nenhum outro senão João Batista.
10) Expiar, Expiação
É o ritual para a transferência de todos os pecados do homem para Jesus. No Antigo Testamento, a expiação significava a passagem do pecado para o sacrifício através da imposição das mãos sobre a cabeça do animal. No Novo Testamento, significa o batismo de Jesus por João Batista. Em hebraico e grego, essa palavra significa a passagem do pecado para Jesus Cristo, de tal modo que os pecadores entrem num relacionamento correto com Deus. O Novo Testamento ilustra bem a oferta pela expiação: O batismo de Jesus e Sua morte na Cruz.
10.a. No Antigo Testamento: A palavra ‘expiação’ é usada quase 100 vezes no Antigo Testamento e é sempre expressa como ‘kaphar’ em grego (por exemplo, Levítico 23:27, 25:9, Números 5:8) (geralmente escrito como ‘fazer expiação’). Expiação é a tradução de uma palavra hebraica que significa a transferência dos pecados pela imposição das mãos sobre a cabeça de um bode vivo confessando todas as iniqüidades dos filhos de Israel (Levítico 16:20).
10.b. No Novo Testamento: A Expiação é relacionada com a palavra aramaica ‘kpr’ que significa cobrir. Isto é o que significa o batismo da redenção de Jesus no Novo Testamento. Jesus veio a este mundo e foi batizado aos 30 anos de idade para cumprir a salvação do homem.
10.c. O Sacrifício da Expiação
A. No Antigo Testamento: Assim como os outros sacrifícios, o sacrifício da santificação foi oferecido no tabernáculo. O sumo sacerdote se limpou e vestiu a túnica de linho sagrada em vez da veste de uso formal para rituais comuns, e selecionou um novilho como oferta pelo pecado e um carneiro como oferta queimada por si e pela sua casa (Levítico 16:3-4). O sumo sacerdote impôs suas mãos sobre a cabeça das ofertas para transferir o pecado.

O impor das mãos foi uma das partes essenciais no Dia da Expiação. Se não tivesse feito assim, a oferta do sacrifício não podia ser efetuada, pois a Expiação pelo pecado não podia ser executada sem impor as mãos sobre ela, passando assim os pecados anuais de Israel para a oferta.

Em Levíticos 16:21: "Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão dum homem disposto para isso."

Ele tomou do povo de Israel dois bodes para oferta pelo pecado e um carneiro, para holocausto (verso 5). Então ele apresentou dois bodes perante o Senhor à porta do tabernáculo e lançou a sorte a fim de escolher um para o Senhor e o outro para o bode emissário.

Aquele que foi oferecido para Deus como oferta pelo pecado, e o bode emissário foram oferecidos vivos perante Deus para expiar os pecados anuais do povo israelense, sendo este enviado ao deserto (Levítico 16:7-10).

Os pecados de Israel tinham de ser transferidos para o bode emissário por meio da imposição das mãos. Então, o bode emissário, que assumiu consigo todos os pecados de Israel, foi levado ao deserto para a paz entre o homem e Deus. Assim, os pecados de Israel foram tirados.

B. No Novo Testamento: Do mesmo modo, no Novo Testamento, Jesus Cristo foi batizado por João Batista (a imposição das mãos no Antigo Testamento) e tirou todos os pecados do homem como Cordeiro sacrificial, a fim de cumprir a salvação de Deus (Levítico 20:22, Mateus 3:15, João 1:29, 36).
No Antigo Testamento, antes de lançar sorte, Arão matou o novilho como oferta pelo pecado por Si e pela sua casa (Levítico 16:11). Depois colocou sobre o altar o incensário cheio de brasas de fogo diante do Senhor, com suas mãos cheias de incenso aromático, trazendo isto para além do véu. Depois pôs o incenso sobre o fogo, perante o Senhor, para que a nuvem do incenso cobrisse o propiciatório. Ele também tomou o sangue do novilho e aspergiu-o com o seu dedo sobre e diante do propiciatório sete vezes (Levítico 16:12-19).

No Dia da Expiação, não podia ser omitido a imposição das mãos por Arão sobre a cabeça do bode. Arão impôs suas mãos sobre a cabeça do bode e transferiu-lhe todos os pecados e todas as iniqüidades de Israel. Então, um homem adequado levou o bode ao deserto e o soltou lá. O bode emissário vagava no deserto carregando os pecados de Israel, e morria por esses pecados. Este foi o sacrifício da Expiação no Antigo Testamento.

O mesmo acontece no Novo Testamento, exceto que o bode era Jesus Cristo. Como bode expiatório, Ele assumiu todos os pecados do homem por meio do Seu batismo, derramou o Seu sangue e morreu na Cruz por nós.

Por isso, agora, a salvação de todos os pecados não pode ser trazida sem o batismo e a crucificação do sumo sacerdote celestial, que é Jesus Cristo. Isso é o cumprimento da salvação do nascer de novo da água e do Espírito.
10.d. Expiação de pecado
Ou 'perdão de pecados.' Os pecados são perdoados quando nos tornamos limpos de todos os nossos pecados através do evangelho da água e do Espírito. A fé no evangelho da água e do Espírito é crer na existência de Jesus como Filho de Deus, na Sua vinda ao mundo como homem, no Seu batismo e na crucificação para a salvação do homem.

A redenção que Jesus nos deu é realizada por meio da fé em Seu batismo e no Seu sangue (como está escrito no Antigo Testamento) pelos quais o próprio Jesus salvou todos os homens do pecado. A redenção na Bíblia aponta para a lavagem dos pecados por meio da fé no batismo de Jesus e no Seu sangue. Todos os pecados foram transferidos para Jesus e, assim, não há mais pecado no coração da humanidade.

Podemos chamar-nos de 'redimidos e justos,' somente depois de transferir todos os nossos pecados para Jesus por meio do Seu batismo.
10.e. Expiação Bíblica
A. No Antigo Testamento, a expiação era feita geralmente por meio do sacrifício de um animal (por exemplo, Êxodo 3:10, Levítico 1:4, 4:20-21).
B. No Novo Testamento, foi mantido o conceito do sacrifício da expiação do Antigo Testamento. Mas a redenção do homem está relacionada com Jesus Cristo. O apóstolo Paulo disse que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados (1 Coríntios 15:3).
A palavra expiação foi usada não para referir-se à morte de Cristo, a qual não foi somente para expiar o pecado original e sim, para tirar todos os pecados do homem. E após o batismo, através do qual os pecados do homem foram transferidos para Jesus (Mateus 3:15), Ele salvou a humanidade derramando o Seu sangue na Cruz (Levítico 1:1-5, João 19:30).
O Apóstolo Paulo explica, em 2 Coríntios 5:14, que “Um morreu por todos,” e no verso 21, por nós, em Gálatas 3:13, “fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar.” Entre muitos versos do Novo Testamento, os quais referem-se a Jesus como Sacrifício (por exemplo, Efésios 5:2), estão João 1:29, 36 (‘Cordeiro’ - João Batista) e 1 Coríntios 5:7 (‘Nosso Cordeiro pascal’ - o Apóstolo Paulo).
Mas Paulo especificou que o batismo de Jesus no rio Jordão foi a expiação por todos os pecados do mundo. Ele explica, no capítulo 6 de Romanos, que todos os pecados do homem foram transferidos para Jesus por meio do batismo de Jesus por João Batista.
Ele continua explicando que a crucificação de Jesus foi o julgamento e compensação pelo pecado, e que o sacrifício da expiação foi oferecido pelas almas dos homens.
A morte de Jesus significa para nós o sacrifício da expiação no Antigo Testamento. A imposição das mãos no Antigo Testamento e o batismo de Jesus no Novo Testamento estão de acordo com a Lei de Deus (Isaías 53:10, Mateus 3:13-17, Hebreus 7:1-10, 18, 1 Pedro 3:21).
O Novo Testamento não termina com o batismo e com a morte de Jesus, mas continua dizendo-nos que o cumprimento da salvação consiste no nosso batismo em Cristo e na nossa morte com Ele (Romanos 6:3-7, Gálatas 2:19-20).
Isso nos diz que Jesus Cristo foi batizado por João Batista para tirar todos os pecados do mundo e que Ele foi crucificado como resultado disso. Por meio de Seu batismo e sangue, Jesus Cristo tirou não somente os pecados do homem e tolerou o sofrimento, mas também salvou o homem da força do Satanás e fê-lo regressar ao poder de Deus, ao aceitar a punição em lugar da humanidade.
Por isso, a redenção de Jesus resolveu o problema do pecado que estava impedindo o homem de aproximar-se de Deus. Assim, restaurou a paz e a harmonia entre o homem e Deus e, ao mesmo tempo, trouxe salvação, reconciliação (Romanos 5:11), vida (Romanos 5:17-18) e redenção (Mateus 3:15, João 1:29, Hebreus 10:1-20, Efésios 1:7, Colossenses 1:14).
10.f. O Dia da Expiação
Em Hebreus, este termo significa o dia de 'cobertura' ou 'harmonia.' O dia mais importante para os judeus era o Dia da Expiação, o décimo dia do sétimo mês (Levítico 23:27, 25:9). Podemos ver no capítulo 16 de Levítico que até o sumo sacerdote não podia entrar no lugar santíssimo, exceto para rituais específicos.

O Lugar Santíssimo em si precisava da expiação tanto quanto os filhos de Israel; assim, o sumo sacerdote tinha de oferecer o sacrifício para transferir os pecados ao impor suas mãos sobre a cabeça do sacrifício. Os filhos de Israel pensavam sobre a santidade de Deus e sobre os seus pecados no Dia da Expiação. Então, até 15 ofertas (inclusive o bode expiatório), 12 ofertas queimadas e 3 ofertas da expiação foram postas diante de Deus (Levítico 16:5-29, Números 29:7-11). Se contarmos "o outro cordeiro" referido em Números 28:8, há 13 ofertas queimadas e 4 ofertas da Expiação.

O dia em que Israel expiou os seus pecados anuais foi o décimo dia do sétimo mês. Da mesma forma, o dia da Expiação pelo mundo inteiro foi o dia em que Jesus foi batizado por João Batista. Foi o Dia da Expiação (Mateus 3:13-17). Foi o dia em que Deus tirou todos os pecados do mundo (Mateus 3:15). Foi o Dia da Expiação em que Deus "assim, cumpriu toda a justiça."
11) Os Justos
Esses que, por acreditarem no evangelho da água e do Espírito, receberam a remissão de todo pecado e tornaram-se limpos diante de Deus são chamados como justos. Romanos 4:7- 8 diz, "Abençoados são esses cujas maldades são perdoadas, E cujo pecados são cobertos; Abençoado é o homem a quem o SENHOR não imputará pecado " O abençoado aqui se refere a nenhum outro além do justo que recebeu a remissão dos pecados. Porque Deus é santo e justo, Ele não aprova esses quem têm pecados em seus corações como justo. Ser perdoado de nossas maldades e ter nossos pecados cobertos é tornar-se simples e santo por realmente acreditar em Jesus Cristo - isso é, por acreditar que nós passamos para Jesus nossos pecados com Seu batismo, e com Sua morte Jesus pagou os salários de nossos pecados na Cruz por nós.
Porque Deus não pode mentir, Ele nunca aprova esses quem têm pecados como justos. Pelo contrário, Ele condena-os e os lança no fogo do inferno. Tornar-se simples diante de Deus, nós devemos acreditar em nossos corações que todos nossos pecados do passado, e foram passados sobre Jesus uma vez para todos quando foi batizado por João Batista, e nós assim devemos cortar nossos pecados de nossos corações. Como tal, o justo diante de Deus se refere a esses que tornaram-se simples nos seus corações por acreditar no batismo de Jesus e na Cruz. Se algumas pessoas ainda têm pecados regulares nos seus corações mesmo acreditando em Jesus e eles ainda não dão suas orações de arrependimento, então tais pessoas são pecadores, não são as crianças de Deus.
Deus não justifica o mau (Êxodo 23:7), para Ele não se pode mentir. Portanto, esses que omitem o batismo de Jesus e acreditam só no sangue da Cruz nunca poderão tornar-se justos.
11.a. Mantenha sua vida cheia do Espírito Santo
< Efésios 5:6-18 >“Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), provando o que é agradável ao Senhor; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso. Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz. Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,”
O que devemos fazer para manter nossas vidas cheias do Espírito Santo?
Nós temos que nos abandonar, pegar a cruz e negar os nossos pensamentos maus, nos dedicando a pregar o evangelho.
Para “manter a vida cheia do Espírito Santo”, devemos nos dedicar a pregar o evangelho, mas devemos, primeiro, receber a benção que faz o Espírito Santo habitar em nossos corações. Para receber a Sua habitação, nós devemos ter este tipo de fé, ou seja, devemos crer no evangelho da água e do Espírito que Deus nos deu. Tendo esta fé, iremos receber a benção que faz o Espírito Santo habitar em nós.
Aqueles que têm a habitação do Espírito Santo querem uma vida cheia do Espírito Santo? Claro que querem, mas porque alguns não conseguem viver esta vida? A razão é que seus próprios problemas precedem as obras de Deus, significando que eles não podem andar com Ele. Para manter uma vida cheia do Espírito Santo, nós devemos aprender e crer nas palavras de Deus. Antes de tudo, vamos consultar a Bíblia para encontrar que tipo de vida e fé nós devemos ter.
Qual é a razão pela qual algumas pessoas não conseguem viver uma vida cheia do Espírito Santo?
Primeiro, podemos dizer que é porque elas não conseguem abandonar a si mesmas. A Bíblia disse que apenas aqueles que abandonam a si mesmos podem andar com o Senhor. Como alcançar uma vida cheia do Espírito Santo não é possível através do próprio poder, todos devem ter a fé na habitação do Espírito Santo, a fim de abandonar a si mesmos. Mesmo para aqueles, que têm a habitação do Espírito Santo, é difícil abandonar eles mesmos sem ter alguma preocupação com o Reino de Deus. Portanto, para ter uma vida cheia do Espírito Santo, nós devemos servir ao evangelho da água e do Espírito. Apenas assim uma pessoa pode abandonar a si mesmo e viver como um servo da justiça.
Mateus 16:24-26 diz, “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?”.
A razão, pela qual algumas pessoas que são nascidas de novo e não poderem viver uma vida cheia do Espírito Santo, é que elas falharam em negar as cobiças de suas carnes. Mesmo as pessoas que têm a habitação do Espírito Santo, só podem seguir ao Espírito Santo quando desistem de suas cobiças da carne. Existem muitos aspectos da vida da carne que nós devemos desistir a fim de seguir ao Senhor. O Senhor disse, “negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me.”
Ter uma mente carnal é morte, mas ter a mente espiritual é vida e paz. As pessoas que desejam andar no Espírito devem abandonar a vida da carne. Apenas aqueles que ousam fazer este sacrifício podem manter uma vida cheia do Espírito Santo. Esta é a verdade da plenitude do Espírito Santo.
O que você deseja seguir, o Senhor ou o mundo? Conforme a sua escolha, uma vida cheia do Espírito Santo ou uma vida de cobiça será sua. Se você realmente quer viver uma vida cheia do Espírito Santo, a escolha é sua. Deus nos salvou de todos os nossos pecados e nos deu o dom da habitação do Espírito Santo, mas cabe a você decidir se quer, ou não, viver uma vida cheia do Espírito Santo. Em outras palavras, a vida cheia do Espírito Santo não é predestinada ou determinada por Deus. Uma vida assim depende apenas da vontade daqueles que crêem no belo evangelho da água e do Espírito.
11.b. Você deve ter o desejo de viver uma vida cheia do Espírito Santo
Se você tem o desejo de viver uma vida cheia do Espírito Santo, Deus vai permitir. Ele irá te ajudar e te abençoar. Mas se você não quer, deve desistir de viver uma vida cheia do Espírito Santo.
Você só pode receber a habitação do Espírito Santo pela fé no evangelho da água e do Espírito e não pela sua vontade. Mas viver e manter uma vida cheia do Espírito Santo depende totalmente de você.
Portanto, se quiser uma vida cheia do Espírito, você deve examinar sua própria vontade e pedir a ajuda de Deus. Se realmente quisermos viver cheios do Espírito Santo, Deus irá nos abençoar e cumprir nossos desejos, mas para atingir nosso objetivo, devemos negar as cobiças da carne.
Em segundo lugar, para viver uma vida cheia do Espírito Santo, nós devemos pegar nossa cruz. Devemos viver e andar pela vontade de Deus, mesmo nas situações difíceis. Isto é o que significa viver uma vida justa no Espírito Santo.
E em terceiro lugar, o Senhor diz, “pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que dará o homem em troca da sua vida?” Isto significa que seguir ao Senhor é relevante para nossas vidas. Com certeza, se nós O seguirmos, nosso espírito e carne irão prosperar, mas se nós não O seguirmos e escolhermos viver nossas próprias vidas, nosso espírito e carne irão perecer.
Porque não conseguimos ter vidas cheias do Espírito Santo? A razão é que nós não negamos nossos pensamentos, que são cobiças da carne. Quando seguimos a Jesus, o Espírito fortalece o nosso interior e, portanto, Ele pode nos guiar com grande força.
Em Efésios 5:11-13 está dito, “e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso. Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz.” Os Cristãos não devem se associar com as obras infrutuosas das trevas, mas quando nos envolvemos nas obras infrutuosas das trevas, Deus nos diz para manifestá-las. Nós devemos ser reprovados por nossas obras das trevas, pois é vergonhoso até mesmo falar aquelas coisas que são feitas em segredo, mas todas as coisas que são expostas são manifestadas pela luz.
Quem é capaz de expor e falar sobre todas estas coisas vergonhosas? Se os outros, seus irmãos ou irmãs e os servos de Deus não podem os expor, você deve expor por si mesmo. Está dito que todas as coisas que se manifestam são manifestadas pela luz. Portanto, nós devemos admitir nossas obras malignas e sermos guiados pelo Espírito Santo, para assim manifestar as obras infrutíferas das trevas por nós mesmos ou por nosso líder.
Neste mundo, todas as coisas que se manifestam terminam da mesma forma como elas são censuradas, mas no mundo de Deus, todas as coisas expostas são manifestadas pela luz, pois tudo que se manifesta é luz. Como estamos longe da perfeição, nós inconscientemente cometemos muitos pecados neste mundo. Contudo, quando derramamos a luz das palavras de Deus em nós mesmos, nos tornamos conscientes de certos pecados e ficamos aptos a admiti-los. E então damos eternas graças a Deus.
Porque Jesus levou todos os nossos pecados e iniqüidades, e toda justiça de Deus foi cumprida quando Ele foi batizado no Rio Jordão, nós estamos aptos a manifestar a luz através da justiça de Deus. Os bilhões de pecados que a humanidade cometeu foram transferidos para Jesus quando João O batizou. Ele é o Cordeiro de Deus que levou os pecados do mundo, morreu na cruz para ser julgado por eles e ressuscitou. Jesus perdoou todos os pecados da humanidade e quando disse “está consumado” (João 19:30), toda a humanidade foi salva. Nós nos tornamos santificados através de nossa fé no que Ele fez. Como nossos pecados foram perdoados, nós podemos retornar à luz e seguir a Deus corretamente.
11.c. Deus nos disse para utilizar bem o tempo
Paulo disse que, se queremos viver uma vida cheia do Espírito Santo, nós devemos utilizar bem o tempo. Efésios 5:16-17 diz, “usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” Se nós queremos viver uma vida cheia do Espírito Santo, devemos aproveitar o tempo e não sermos insensatos. Devemos entender que a vontade do Senhor é essa. Devemos decidir o que vale mais a pena: a vida fiel à nossa carne ou a vida devotada a Deus.
Depois que nascemos de novo, o Espírito Santo habita em nós. Se recebemos a habitação do Espírito Santo, significa que o nosso mestre é o Senhor e Ele é o nosso Rei. Apenas Ele é o nosso Salvador e devemos admitir que ele é o nosso Deus. Ele é o nosso único Mestre, o Mestre que me fez, perdoou todos os meus pecados e me abençoou. E Ele é o Rei que tem domínio sobre minha vida e morte, bênçãos ou maldições. Nós devemos admitir que o Senhor é o Mestre e Deus, por isso devemos obedecê-Lo por toda a nossa vida.
Vamos ver o que está dito em Filipenses 2:5-11, “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”
Paulo disse, “tende em vós aquele sentimento.” Ele disse que isso era o coração de Jesus. O que Paulo disse foi que “este sentimento” é de Jesus, que foi Deus o criador e que veio a este mundo para salvar Seu povo de seus pecados segundo a vontade de Seu Pai. O Senhor veio a este mundo e levou todos os pecados, através de Seu batismo por João, e quando Ele morreu na cruz, os pecados do mundo foram extirpados com Ele. Ele foi então ressuscitado, após três dias, e tornou-se nosso salvador.
A razão de Jesus Cristo, o Criador, ter vindo a este mundo, foi para nos salvar. Ele mostrou o Seu amor por nós através de Seu batismo e sangue na cruz. Toda criação deve ajoelhar-se diante dele e apreciar o Seu amor, que nos deu o perdão dos pecados, rebaixando-o a si mesmo como uma criatura, apesar de ser Ele o criador. É por isso que todas as criaturas devem confessar que Ele é seu verdadeiro salvador. Ele nos fez confessar que não é apenas o Senhor de toda criação, mas também o Senhor da máxima justiça para nós.
Nós, que cremos em Deus e temos a habitação do Espírito Santo, devemos crer que ‘Deus é o único Mestre real para mim’ e ter o amor de Jesus Cristo em nossos corações. Devemos ter fé que nossos mestres não são nós mesmos, mas sim Jesus Cristo, que nos criou e nos salvou de todos os pecados. E devemos ter também fé de que Ele é o Mestre que nos faz viver uma nova vida abençoada e prepara tudo para nós, trabalhando por nós.
Existem muitas pessoas que não querem trocar de mestres após nascerem de novo. Existem muitos que têm a habitação do Espírito Santo, mas insistem que são os mestres de si mesmos. Uma vida cheia do Espírito Santo é uma vida de seguir a Deus. Este tipo de vida não pode ser ganhada em um dia, mas só é possível quando cremos que Jesus é o Mestre de nossas vidas e que é Aquele que nos criou e criou todas as coisas no universo. Nós precisamos ter fé para servir a Jesus nosso Senhor, Mestre e Deus, que nos salvou de todos os nossos pecados e nos deu vida eterna no Reino do Céu.
Precisamos guardar a verdade em nossas mentes. Muitas pessoas vivem suas vidas como mestres de si mesmas. Elas protegem e mantêm o domínio sobre suas próprias vidas. Mas agora é o tempo de mudar os mestres, agora nos tornamos aqueles que conhecem a Deus e por isso nosso Mestre é o Senhor.
Todos nós temos pecados no coração e deveríamos ser condenados ao inferno por nossas iniqüidades. Mas nós encontramos Deus por meio de nossa fé no evangelho da água e do Espírito e Ele nos ama tanto que veio a este mundo, levou todos os nossos pecados, sendo batizado por João, e morreu na cruz para tornar-se nosso real Salvador. E por meio de nossa fé em Deus, nós fomos libertos de todos os nossos pecados. Em outras palavras, nós recebemos a habitação do Espírito Santo.
A Bíblia diz, “Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”(Romanos 8:9). Quando nós recebemos Sua redenção, qual seja a habitação do Espírito Santo, nós nos tornamos filhos de Deus. O Espírito Santo é Deus para nós, e nós devemos andar na justiça de Deus, sob a instrução do Espírito Santo. Para viver dessa forma, devemos desistir de ser mestres de nós mesmos. Após encontrarmos Jesus e sermos libertos por Ele, devemos fazê-lo nosso único Mestre.
11.d. Nós devemos entregar os tronos em nossos corações para Jesus
Nós não podemos seguir ao Senhor se nos considerarmos mestres de nossas próprias vidas. Quando Deus nos ordena a servi-Lo, nós diremos “Sim”, sem demora, se não formos nossos próprios mestres. Do contrário, nós podemos dizer “Porque eu devo fazer isto por você?” A pessoa que é seu próprio mestre irá se recusar a fazer o que Deus quer que ela faça, pensando, “Ele deveria me pedir como um favor para fazer o que Ele quer.” Para tal pessoa, as instruções de Deus não são nada além de palavras irritantes e sem fundamento.
Contudo, para sermos cheio do Espírito Santo, nós devemos obedecer as Suas ordens. Não podemos ser vacas que são levadas ao matadouro, pelo contrário, devemos ser voluntários para seguir a Jesus. Nós devemos seguir a Deus, nosso Salvador, que nos leva pelo justo caminho. Deus é o Senhor, que nos abençoou com a salvação. Se nós O servimos como nosso Mestre e seguimos seus ensinamentos, nós podemos ser cheios do Espírito Santo. Se você e os membros de sua família entregarem sua majestade a Jesus e colocá-Lo sobre todas as coisas, vocês terão graça e bênçãos em suas vidas.
Você deve ter visto figuras, como a de um homem que está navegando contra uma forte tempestade e Jesus está logo atrás dele. Quando parece que estamos conseguindo lidar com os desafios da nossa vida e fazendo a obra de Deus, na verdade é o nosso Senhor Jesus Cristo que está nos guiando e segurando nossas mãos. É o Deus Todo-Poderoso que dirige as nossas vidas. Ele nos salvou, nos protege de Satanás, nos guia e tem domínio sobre nossas vidas.
Como se tornou nosso Mestre, Ele é capaz de nos guiar e nos abençoar. Mas se nós não O reconhecermos como Mestre, Ele não poderá desempenhar este papel. Como Ele é o Deus da personalidade, Ele não nos força a obedecer a sua vontade. Apesar de ele ser o Deus Todo-Poderoso, Ele não faz nada por nós, ao menos que nós sejamos voluntários para servi-Lo como nosso Mestre e pedirmos Sua ajuda.
11.e. Lance todas as coisas sobre Ele
Lance todas as coisas sobre Ele para que Ele possa cumprir seu domínio sobre nós. Sirva-o e admita que Ele é o nosso Mestre. Como estamos longe da perfeição, nós devemos lançar todas as coisas sobre Ele e passá-Lo toda as nossas responsabilidades. Uma vez que lancemos nossas famílias, vida diária e tudo mais sobre Ele, iremos receber sabedoria de Deus e seremos aptos a viver como Ele quer, administrando todos os problemas com a fé e o poder que Deus nos deu.
Nossos problemas então se tornam os do nosso Mestre, o que significa que, se nós simplesmente seguirmos Jesus, o Deus Todo-Poderoso, Ele terá responsabilidade por nós. Nós estaremos aptos a viver uma vida cheia do Espírito Santo e a aproveitar a paz que reside Nele. Como Cristãos fiéis, devemos nos ajoelhar diante de Deus, admiti-Lo e servi-Lo como nosso Mestre.
Vamos ver o que está dito em Filipenses 3:3 sobre que tipo de fé nós devemos ter para viver uma vida cheia do Espírito Santo. “Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.” O que ele quer dizer com “a circuncisão somos nós” são aqueles que adoram a Deus em Espírito, se alegram em Jesus Cristo e não confiam na carne.
Viver como o circunciso significa tirar todo o pecado de nossos corações e passá-lo para Jesus, que foi batizado por João. Aqueles que são guiados pelo Espírito devem sua vida ao Espírito. Eles servem a Deus e se alegram em Jesus Cristo dizendo, “Jesus me guiou para viver uma vida gloriosa. Me fez justo e me abençoou. Ele me deu toda graça que eu precisava para servi-Lo”. Nós precisamos viver dessa forma, esta é a vida cheia do Espírito Santo. Paulo disse, “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus”(1 Coríntios 10:31).
Em Filipenses 3:13-14 está escrito, “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.” Deus nos falou para esquecer aquelas coisas que ficaram para trás e alcançar as coisas que estão a frente. Nós devemos nos impelir rumo ao nosso objetivo, sem nos importarmos com nossas obras justas ou iniqüidades, nós devemos apenas esquecer aquelas coisas que estão atrás de nós e tentar alcançar aquelas que estão adiante e caminharmos rumo as nossos objetivos. Este objetivo é servir Sua vontade, abraçando-se a Jesus Cristo e crendo Nele.
Nós estamos longe da perfeição, por isso estamos arriscados a cair, quando sentimos a cobiça da carne. Contudo, olhando para Deus e tendo fé, podemos nos despojar de toda nossa fraqueza e iniqüidade. Quando Jesus Cristo foi batizado por João e morreu na cruz, todos os nossos pecados foram transferidos para Ele. Quando Se tornou nosso Salvador, por meio da ressurreição, nos foram dadas novas vidas, graças à nossa crença Nele. Portanto, devemos nos livrar de todas as coisas que ficaram para trás, alcançar as coisas que estão adiante e nos empenharmos rumo ao nosso objetivo.
11.f. Mantenha uma vida cheia do Espírito Santo
Nós devemos alcançar aquelas coisas que estão adiante e buscar o grande objetivo. Eu espero que você possa esquecer todas as coisas passadas o mais rápido possível, se elas te incomodam. Há muitas coisas que não podem ser feitas, em razão da nossa fraqueza, mas elas não são importantes, porque o importante reside no futuro. Como o futuro é mais importante, devemos entregar a nossa majestade a Jesus Cristo por meio da fé e descansar Nele. Devemos deixar Jesus decidir como iremos viver no futuro e fazer tudo o que é agradável a Ele.
11.g. Nós devemos viver da mesma forma que os discípulos
Nós só podemos ter uma vida cheia do Espírito Santo se nos tornarmos fortes em nossa fé na remissão dos pecados. Isto é muito importante. Vamos ler II Timóteo 2:1-10. “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus; e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo. Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho, pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa. Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna.”
Assim como Paulo disse a Timóteo, o Espírito Santo diz para nós, “fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus;e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” “fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.” Fortificar-se na graça, aqui, significa que temos que fortalecer a nossa fé no evangelho da água e do Espírito crendo e nos apoiar Nele. Jesus Cristo veio a este mundo para aceitar todos os nossos pecados por meio de Seu batismo, morreu na cruz, foi ressuscitado e tornou-se nosso Salvador. Isto significa que nós devemos ser fortes na graça de Deus e sermos gratos a Ele. Deus nos salvou e, portanto, devemos aceitar a salvação, por meio da fé, como um presente de Deus. Esta é a salvação da remissão dos pecados, e não tem nada a ver com oferecer orações diárias ou doar dinheiro pra a construção de igrejas. Todas estas coisas causam mais danos do que bem para receber a salvação.
Nossa salvação, através do perdão dos pecados, significa que Jesus Cristo, apesar de nossas obras, foi batizado para levar todos os nossos pecados e então morreu na cruz para pagar nossas transgressões. Ele ressuscitou a fim de nos salvar de todos os nossos pecados. Pastores são perdoados por todos os seus pecados crendo neste evangelho da verdade. Qualquer um que crer em Jesus Cristo dessa forma, de todo o seu coração, receberá o perdão dos pecados. Nós podemos, portanto, ter confiança na graça da salvação e força da nossa fé.
Se nós queremos viver uma vida cheia do Espírito Santo, devemos nos tornar fortes em nossa fé no evangelho da água e do Espírito. Existem áreas em nossas vidas onde nós falhamos em qualificar e temos nossas fraquezas. É por isso que nós devemos nos tornar fortes na graça da salvação. Toda vez que nossas falhas aparecem, nós temos que meditar na nossa fé, dizendo a nós mesmos, “Deus me salvou por meio do evangelho da água e do Espírito. Jesus perdoou todos os meus pecados por meio da água e do Espírito”. Nós nos tornamos justos, tendo a habitação do Espírito Santo. Nós fomos salvos de todos os nossos pecados e nos tornamos fortes crendo no evangelho da água e do Espírito. Nos tornamos pessoas abençoadas através da nossa fé.
Paulo disse, “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Isto é muito importante. Significa que nós devemos dedicar nossas vidas para Deus. “Quer comais, quer bebais”. Nós devemos comer, beber e ser fortes por Deus, a fim de fazer a Sua obra. Nós devemos comer coisas boas para nossa saúde, para pregar o evangelho.
“Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra”(2 Timóteo 2:4). Você deve levar uma vida cheia do Espírito Santo a fim de pregar o evangelho. Nós podemos viver uma vida fiel, quando levamos a vida pelo interesse de pregar o evangelho. Todos que vivem uma vida fiel são cheios do Espírito Santo. Nós devemos alcançar vidas cheias do Espírito Santo. Mesmo as ofertas, que você ganhou através do seu trabalho duro, devem ser usadas para o evangelho.
Se você quer manter uma vida cheia do Espírito Santo, tem que se dedicar ao Senhor, estar no Seu serviço, usar seu dinheiro pelo evangelho e compartilhar todas as suas alegrias e tristezas com Deus. Se nós queremos levar este tipo de vida, devemos viver em fé, com um desejo forte de servir ao evangelho.
Muitas pessoas têm levado uma vida por si mesmas até hoje, elas têm levantado muros e acumulado suas propriedades para si, sendo seus próprios mestres. Contudo, agora nós temos que viver para Deus, devemos tê-Lo como nosso único Mestre. O Senhor diz, “Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” Viver a vida de um bom soldado significa seguir as regras. O Senhor soluciona nossos problemas, nos protege e nos guia, se nós vivermos por Ele como soldados fiéis. Ele nos diz para procurar primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça (Mateus 6:33).
Não há nada falso na palavra de Deus. Se nós O seguirmos, iremos experimentar a verdade da sua palavra. Mas lembre-se que primeiramente você deve ter a habitação do Espírito Santo em seu coração. Uma pessoa sem o Espírito Santo não pode entregar seu próprio trono para Deus. Contudo, uma pessoa com a habitação do Espírito Santo pode dar o trono de seu coração para Deus e, portanto, experimentar a plenitude do Espírito, tendo felicidade e paz no coração.
A habitação do Espírito Santo irá se tornar realidade se você apenas entender e crer no evangelho da água e do Espírito. Se quiser ter a plenitude do Espírito e ter uma vida abençoada, você deve servir a Deus como o Rei e viver pelo bem do Seu Reino. Então, você será cheio do Espírito Santo, seu coração se tornará abundante e a sua próspera vida será mantida, quando você receber a benção de ser filho do Reino de Deus.
Eu entreguei a mensagem de que as pessoas que receberam a salvação dos pecados e a habitação do Espírito Santo, crendo no Senhor, devem levar uma vida cheia do Espírito. Eu defini a vida cheia do Espírito Santo e expliquei como este tipo de vida pode ser mantido. Também expliquei que pela fé você deve entregar seu trono ao Senhor e, pela fé, você deve servi-Lo e manter uma vida cheia do Espírito Santo.
Mais uma vez, para alguém que tem a habitação do Espírito Santo, ser nascido de novo não é o fim. Ele tem que continuar levando uma vida cheia do Espírito Santo. Nós devemos saber e crer que nosso espírito e carne só podem ser abençoados se levarmos uma vida assim.
Este tipo de vida não acontece espontaneamente, mas só acontece quando cremos no Senhor como nosso Mestre e O colocamos em uma posição especial em nossos corações. Deus nos salvou e já nos deu uma vida cheia do Espírito Santo, uma vida para servir ao evangelho. Ele também nos deu Sua obra e posição para fazer Sua obra, para que pudéssemos manter uma vida cheia do Espírito Santo.
Você deve se dedicar a Ele e viver uma vida para Ele. Sirva-O pregando este belo evangelho. Seu coração irá então se tornar cheio do Espírito Santo, e felicidade e graça irão fluir de você. No dia do seu retorno, você será abençoado, orgulhosamente colocado diante de Deus, e receberá sua recompensa. Você e eu devemos admirar a vida cheia do Espírito Santo e devemos nos empenhar para viver este tipo de vida, através da fé. Essa é a forma como uma vida cheia do Espírito Santo é mantida.
Você abdicou do trono em seu coração para viver uma vida cheia do Espírito Santo? Eu espero que O deixe assumir a posição principal em seu coração. Você deve ter a vontade de viver uma vida cheia do Espírito Santo, aí então Ele irá te abençoar, para que possa viver uma vida cheia dEle.
12) O Espírito Santo

O Espírito santo atua dentro da palavra da promessa de Deus
< Atos 1:4-8 > “Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel? Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”
Uma vez eu tive a experiência de receber chamas de algo como o Espírito Santo por meio da oração, mas estas chamas não duraram muito, e logo morreram diante dos pecados acumulados. Contudo, agora eu quero mostrá-lo a verdade sobre o Espírito Santo, que habitará em nós para a eternidade, não por meio do falso espírito facilmente extinto pelo pecado, mas por meio do verdadeiro evangelho. O Espírito Santo que eu irei apresentar a você por meio desta mensagem não é algo que você possa receber por meio de orações, mas apenas por meio da fé no evangelho da água e do Espírito.
Eu quero levá-lo a receber a habitação do Espírito Santo, pois [1] O Espírito Santo habita nos corações dos nascidos de novo, que foram perdoados de todos os pecados crendo no evangelho da água e do Espírito. Uma vez que Ele vem sobre um santo, Ele reside nele para sempre, e nunca o deixa enquanto ele crê no evangelho. Ele dá convicção aos santos, os leva a conhecer a vontade de Deus na Bíblia, os fortalece para superar as tentações e dificuldades inerentes a este mundo, e permite a eles colher os frutos do Espírito em abundância. Deus glorifica o corpo dos santos como um templo de Deus por meio da morada do Espírito Santo (Atos 2:38-39, João 14:16, 16:8-10, 1 Coríntios 3:16, 6:19, Gálatas 5:22-23). por meio deste livro. Você irá perceber que o Espírito Santo inspira a mensagem que eu estou lhe entregando. Você pode aprende sobre a morada do Espírito Santo e recebê-lo por meio deste livro. Se este livro não for suficiente, eu o aconselho a ler os dois livros publicados por mim anteriormente. Você terá recebido a perfeita fé perante Deus por meio destes livros.
Muitos cristãos estão tentando receber o Espírito Santo como Ele desceu nos discípulos de Jesus no dia de Pentecostes. Algumas pessoas têm ganhado grandes somas de dinheiro explorando este método, fingindo que o Espírito Santo é algo que pode ser obtido por meio de esforço humano. Esses cristãos querem ter visões, realizar milagres, ouvir a própria voz de Jesus, falar em línguas, curar doenças e expulsar demônios. Contudo, eles têm pecados em seus corações e estão sob a influência de espíritos demoníacos (Efésios 2:1-2). Mesmo agora, muitas pessoas continuam a viver sem saber que estão sob o poder de espíritos demoníacos. É por isso que Satanás ilude e engana as pessoas usando todos os tipos de métodos como maravilhas e milagres que são realmente apenas ilusões.
Jesus ordenou a Seus discípulos que “não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai” (Atos 1:4). O recebimento do Espírito Santo relevada em Atos não foi por meio de “experiência”, “devoção” ou “orações de arrependimento”, mas por meio da “esperança na promessa de Deus” de dar o Espírito Santo a eles. O que nós devemos aprender nesta passagem é que a habitação do Espírito Santo não acontece por meio de orações desesperadas dos homens. É um dom de Deus, que só pode ser obtido por meio da fé completa no belo evangelho da água e do Espírito, que o Deus Pai e Jesus Cristo deram à humanidade. A verdadeira habitação do Espírito Santo acontece por meio da fé no evangelho que Jesus Cristo nos deu. Deus nos deu a verdade da água e do Espírito para que nós pudéssemos receber a habitação do Espírito Santo (1 João 3:3-5).
A frase “a promessa do Espírito Santo” aparece muitas vezes no Novo Testamento. Pedro também diz em seu sermão (Atos 2:38-39) no batismo do Espírito Santo no Dia do Pentecostes: “é a promessa de Deus de dar o Espírito Santo para aqueles que receberam o perdão dos pecados como resultado da crença no belo evangelho.”
A habitação do Espírito Santo é um dom dado para aqueles que recebem o perdão de seus pecados e contém o significado do cumprimento da promessa de Deus. O Espírito Santo no Novo Testamento não é algo que pode ser obtido por meio do compromisso entre Deus e os homens, mas é um dom prometido por Deus. Portanto, a habitação do Espírito Santo, como revelado em Atos, não é algo que pode ser obtido por meio de oração (Atos 8:19-20).
O Espírito Santo vem apenas sobre aqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito que Jesus nos deu. Jesus prometeu a Seus discípulos enviar o Espírito Santo para que eles pudessem ter a habitação do Espírito Santo. “Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias” (Atos 1:5). Então Seus discípulos esperavam pelo cumprimento da promessa de Deus.
Olhando as crenças daqueles que na Bíblia receberam o Espírito Santo, nós percebemos que isto não aconteceu por seus próprios esforços, mas pela vontade de Deus. A habitação do Espírito Santo que vem sobre os discípulos em Atos não acontece com base em esforço humano ou cumprimento espiritual.
A vinda do Espírito Santo sob Seus discípulos, como estava escrito em Atos, brevemente aconteceu. Foi como Jesus disse, “não muito tempo depois.” Esta foi a primeira benção no tempo da igreja primitiva. Olhando as escrituras, nós podemos ver que a promessa de Deus não foi cumprida por meio de jejum, orações ou sacrifícios pessoais, mas por meio da fé em Jesus. Depois da ascensão de Jesus, os crentes receberam o perdão dos pecados e a habitação do Espírito Santo ao mesmo tempo.



12.a. O Espírito Santo veio sobre os discípulos de Jesus subitamente do céu!
“Ao se cumprir o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar”(Atos 2:1). Os discípulos de Jesus se reuniram como se eles esperassem pelo cumprimento da promessa de Deus de enviar o Espírito Santo. E o Espírito Santo finalmente veio sobre eles.
“De repente, veio do céu um som, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles,línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2:2-4).
O Espírito Santo veio sobre eles “de repente do céu.” Aqui a palavra “de repente” significa que não foi feito por meio da vontade humana. Além disso, a frase “do céu” explica de onde o Espírito Santo veio, e também mostra a idéia de que a habitação do Espírito Santo não pode ser obtida por meio da vontade ou esforço humano. A frase “do céu” mostra que o Espírito Santo pode ser obtido por meio de orações é uma afirmação fraudulenta.
Em outras palavras, dizer que o Espírito Santo veio repentinamente do céu significa que a habitação do Espírito Santo não acontece por meio de atuações terrenas, como falar em línguas ou sacrifícios pessoais. Os discípulos de Jesus primeiro falaram em línguas para pregar o belo evangelho para as pessoas de todas as nações. A razão para isso, foi permiti-los pregar o evangelho para as pessoas de língua estrangeira em suas próprias línguas por meio da ajuda do Espírito Santo. As pessoas de todas as nações ouviram o falar em línguas dos discípulos em suas próprias línguas, apesar da maioria dos discípulos ser da Galiléia.
“E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma” (Atos 2:3-4). Aqui nós devemos prestar uma atenção especial à frase, o Espírito Santo “desceu sobre cada um deles.” Os discípulos, esperando pela vinda do Espírito Santo em um lugar, já criam no evangelho de ser nascido de novo da água e do Espírito.
Muitos cristãos hoje em dia entendem errado esta parte da mensagem, crendo que a vinda do Espírito Santo ocorre com um som como o soprar de um vento enquanto eles estão orando. Contudo, isto é um entendimento errado sobre o Espírito Santo que advém da ignorância e confusão. O Espírito Santo faz aqueles sons quando Ele vem sobre as pessoas? Não, ele não faz.
O que as pessoas ouvem com seus ouvidos são sons que Satanás faz quando ele destrói as almas das pessoas. Ele faz estes sons quando ele trabalha com ilusões, mímicas e falsos milagres em um esforço de imergir as pessoas em confusão fingindo ser o Espírito Santo. As pessoas confundem estas coisas com as evidências da vinda do Espírito Santo e também pensam que o Espírito Santo vem com um som “suihhhh” como o de um vento poderoso. Eles estão sendo iludidos por demônios. A vinda do Espírito Santo como retratada em Atos foi alcançada apenas por meio da fé no belo evangelho.
12.b. A fé de Pedro (1 Pedro 3:21) era perfeitamente suficiente para permitir que ele recebesse o Espírito Santo
Ao narrar os incidentes do primeiro Pentecostes em Atos 2, Deus quer enfatizar a verdade que o Espírito Santo veio sobre aqueles porque já acreditavam no evangelho da água e do Espírito, mas as pessoas normalmente pensam em “Pentecostes” como um tempo em que o Espírito Santo veio do céu com alguns sinais sobrenaturais e clamores tumultuosos.
É por isso que nos dias de hoje em encontros de avivamento, se crê que uma pessoa pode receber o Espírito Santo por meio de orações frenéticas, jejum, ou imposição de mãos. Fenômenos como a possessão por demônios, desmaios, ficar em transe por muitos dias ou tremer incontrolavelmente não são obras do Espírito Santo.
O Espírito Santo é um ser racional e não desrespeita a personalidade do homem. Não se comporta com insolência em relação ao homem porque Ele é a Pessoa de Deus que possui inteligência, emoção e vontade. Ele vem sobre as pessoas apenas quando elas crêem nas palavras do evangelho da água e do Espírito (Atos 2:38).
Pedro testemunhou que o Espírito Santo havia descido sobre os discípulos como uma predição do profeta Joel. Foi o cumprimento da promessa de Deus, que disse que o Espírito Santo desceria sobre aqueles que recebessem a remissão de seus pecados. Em outras palavras, a habitação do Espírito Santo é dada para aqueles que crêem na verdade que Jesus foi batizado por João e crucificado a fim de salvar toda humanidade de seus pecados. O sermão de Pedro, juntamente com a profecia de Joel, nos mostra que nós precisamos saber porque Jesus foi batizado e porque nós temos que crer nisso. Conhecer esta verdade leva os cristãos a receberem o Espírito Santo.
Você crê no belo evangelho que Pedro testemunhou? (1 Pedro 3:21) Ou você ainda tem crenças inúteis e supersticiosas, irrelevantes para o belo evangelho? Você tenta receber o Espírito Santo por meio de seus próprios esforços sem considerar os planos de Deus? Ainda que alguém creia em Deus e ofereça orações de arrependimento na esperança de lavar os seus pecados, não há outro caminho para receber a habitação do Espírito Santo além de crer no evangelho da água e do Espírito.
Você ainda está esperando pela habitação do Espírito Santo, apesar de não conhecer o evangelho da água e do Espírito? Você conhece o verdadeiro significado do batismo de Jesus e Sua morte na cruz, que possibilita a habitação do Espírito Santo em seu coração? Você deve saber que a habitação do Espírito Santo só é possível quando se crê no evangelho da água e do Espírito. A verdadeira habitação do Espírito Santo só pode ser permitida para aqueles que acreditam no belo evangelho da água e do Espírito. Nós agradecemos a Deus por nos dar Seu evangelho da água e do Espírito, que nos permite receber o Espírito Santo.
13) Enganadores e Heréticos dentro do Cristianismo


< Isaías 28:13-14 > “Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem, se enlacem, e sejam presos. Ouvi, pois, a palavra do SENHOR, homens escarnecedores, que dominais este povo que está em Jerusalém no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.”

13.a. Heresias Bíblicas
Existem muitos escritores falsos hoje em dia, especialmente em países em desenvolvimento. Eles fingem ser escritores, mas normalmente exigem dinheiro de suas vítimas, ameaçando expor algo que elas tenham feito. Pseudo significa algo que parece genuíno, mas não é algo real. Em outras palavras, se refere a algo cujo exterior é completamente diferente do interior.
As palavras “herege” e “pseudo” são usadas com freqüência, especialmente em igrejas Cristãs, mas existem poucas definições exatas do que é um herege e o que deve ser chamado de “pseudo.” Existem poucos que ensinam estes conceitos estritamente de acordo com a Bíblia.
Considerando tais circunstâncias, eu sinto a obrigação de expor o que a Bíblia define como “heresia” e lançar um pouco de luz sob tal assunto. Eu também quero ressaltar alguns exemplos de heresia na vida real e, portanto, teremos que pensar juntos sobre o assunto. Todos que crêem em Deus devem pensar pelo menos uma vez na vida sobre heresia.
Tito 3:10-11 define um herege como uma pessoa facciosa que está pervertida e vive pecando, condenando a si mesma. Um herege é alguém que condena a si mesmo como pecador. Portanto, aqueles que crêem em Jesus, mas têm pecado em seus corações, são hereges perante Deus.
Jesus levou todos os pecados através do Seu batismo, mas os hereges recusam-se a crer no verdadeiro evangelho que traz a salvação para os pecadores e, portanto, condenam a si mesmos a se juntarem ao grupo de pecadores.
Você é um herege? Temos que pensar sobre isso se queremos viver uma vida justa e fiel.
Você não está condenando a si mesmo como um pecador, apesar de crer em Jesus, por ainda não ter conhecido o evangelho da água e do Espírito? Se você se considera um pecador, então você está fazendo um desserviço para Jesus negligenciando a Sua perfeita salvação e o evangelho da água e do Espírito.
Chamar a si mesmo de pecador diante de Deus é admitir que não é filho Dele. Aqueles que confessam a Jesus, “Senhor, eu sou um pecador,” devem reconsiderar a sua própria fé.
Como você pode crer em Jesus e ainda dizer que é um pecador quando Jesus levou todos os pecados do mundo e salvou você perfeitamente da maldição eterna? Como você pode negar o Seu dom gratuito da salvação e se definir como um pecador quando Jesus levou todos os seus pecados através do Seu batismo e foi julgado por todos eles na Cruz?
Tais pessoas são hereges porque querem ser pecadoras afastadas da palavra de Deus. Você precisa conhecer o evangelho da água e do Espírito para evitar cometer heresias perante Deus.
Todos que crêem em Jesus, mas não são nascidos de novo, são hereges, porque ainda possuem pecados em seus corações.
Porque Deus levou todos os pecados do mundo, incluindo os nossos, somos hereges diante Dele se ignorarmos esta benção da salvação. Porque Ele é santo, nós somos hereges se tivermos pecados em nossos corações. Se realmente queremos ser justos, devemos crer no evangelho do batismo de Jesus e do Seu sangue na Cruz.
13.b. A origem da heresia na Bíblia
Vamos ler I Reis 12:25-26, “Jeroboão edificou Siquém, na região montanhosa de Efraim, e passou a residir ali; dali edificou Penuel. Disse Jeroboão consigo: Agora, tornará o reino para a casa de Davi.” Jeroboão era um dos subordinados de Salomão. Quando Salomão tornou-se corrupto em seus últimos anos, Jeroboão rebelou-se contra o rei e mais tarde tornou-se rei das dez tribos de Israel, no tempo de Roboão, filho de Salomão.
A primeira preocupação de Jeroboão quando se tornou rei foi sobre a possibilidade do povo retornar para Judá, onde estava o templo.
Então, ele teve uma idéia para evitar que isso acontecesse. Ele fez dois bezerros de ouro, em Betel e Dan, e ordenou a seu povo que os adorasse. I Reis 12:28 diz, “Pelo que o rei, tendo tomado conselhos, fez dois bezerros de ouro.” Um foi colocado em Betel e o outro em Dan, então foi dito ao povo para adorá-los, apesar de estarem cometendo um terrível pecado. Ele mesmo, arbitrariamente, escolheu os sacerdotes para liderarem a adoração.
“Depois destas coisas, Jeroboão ainda não deixou o seu mau caminho; antes, de entre o povo tornou a constituir sacerdotes para lugares altos; a quem queria, consagrava para sacerdote dos lugares altos” (I Reis 13:33). Esta é a origem da heresia.
Mesmo agora, os hereges escolhem para o sacerdócio qualquer um que queira fazer a obra de Deus. Qualquer um que se forma em um seminário teológico pode se tornar um ministro, um evangelista, um missionário ou um ancião, mesmo se tal pessoa não é nascida de novo da água e do Espírito.
Como uma pessoa que não nasceu de novo pode se tornar um ministro? Se tal pessoa é escolhida como ministro, a igreja que o elege se torna uma fábrica de produção de hereges.
Vamos pensar novamente sobre a origem das heresias. Primeiro, Jeroboão substituiu Deus por bezerros de ouro, para manter o seu poder político. Segundo, ele consagrou todos aqueles que se voluntariaram como sacerdotes. Em outras palavras, ele consagrou pessoas comuns como sacerdotes. E a mesma coisa é feita atualmente.
A história das heresias continuou após a época de Jeroboão. Aqueles que não são nascidos de novo da água e do Espírito nunca poderiam ser sacerdotes.
Uma pessoa que simplesmente se formou em um seminário teológico pode se tornar um ministro ou um evangelista? Está tudo bem para eles servir a Deus, apesar do fato de não serem aprovados por Deus? Nunca. Apenas aqueles que foram reconhecidos por Deus devem se tornar Seus servos. E são reconhecidos por Ele aqueles que nasceram de novo da água e do Espírito.
Está escrito em I Reis 12:25-26 e I Reis capítulo 13 que o pecado de Jeroboão provocou a ira de Deus. Nós todos deveríamos conhecer esta história, mas se não estiver familiarizado com ela, deveria ir até a Bíblia e encontrá-la.
Pense novamente se você está substituindo Deus por bezerros de ouro em seu ministério. Você, por acaso, coloca ênfase em bênçãos terrenas com medo de seus seguidores retornarem para o evangelho do novo nascimento da água e do Espírito?
Você fala para os seus seguidores que eles podem ser curados de doenças se eles crerem em Jesus? Você fala que serão abençoados com propriedades? Você escolhe aqueles que não são nascidos de novo para serem ministros ou membros da equipe da sua igreja e afirma que a sua denominação é a única verdadeira? Então você está cometendo o pecado de Jeroboão perante Deus e provocando a Sua ira.


13.c. Os hereges adoram um Deus de bezerros de ouro
Ainda hoje, existem muitos hereges que adoram bezerros de ouro. Eles dizem que Deus abençoou Salomão quando ele ofereceu mil holocaustos a Deus. I Reis 3:3-5 diz, “Salomão amava ao SENHOR, andando nos preceitos de Davi, seu pai; porém sacrificava ainda nos altos e queimava incenso. Foi o rei a Gibeão para lá sacrificar, porque era o alto maior; ofereceu mil holocaustos Salomão naquele altar. Em Gibeão, apareceu o SENHOR a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus:‘Pede-me o que queres que eu te dê.’”
Eles extorquem dinheiro de seus seguidores sob a promessa fraudulenta de “mil holocaustos de Salomão.” Aqueles seguidores ignorantes são extorquidos e os que adoram bezerros de ouro como seu Deus são destituídos de seu dinheiro, que é usado como contribuição para construir gigantescos prédios de igrejas. Não porque as igrejas são muito pequenas, mas porque eles querem tirar dinheiro de seus seguidores.
Colocar bezerros de ouro para as suas congregações adorarem foi apenas uma desculpa dos hereges para tirar dinheiro deles. Nós que cremos em Deus nunca devemos ser feitos de bobos. Se você oferecer dinheiro em adoração a bezerros de ouro, isso não é oferecido a Deus, mas termina no bolso de pseudo-sacerdotes que estão cheios de cobiça, como Jeroboão. Você nunca deve cair nas armadilhas dos hereges.
Então, por que Deus se agradou com os mil holocaustos de Salomão? Porque Salomão conhecia os seus próprios pecados, reconhecia que ele tinha que morrer por eles e ofereceu sacrifício segundo a sua fé. Ele ofereceu mil holocaustos em gratidão pela salvação de Deus. Salomão oferecia mil holocaustos todos os dias, pensando na redenção da água e do Espírito.
Agora, você deve se lembrar do verdadeiro significado da heresia, para que nunca seja enganado por pseudo-sacerdotes.
13.d. Aqueles que ministram sem ser nascidos de novo são hereges
Existem aqueles que ensinam aos outros sobre o novo nascimento quando nem mesmo eles renasceram na sua fé. Todos estes são hereges. Falam para os outros nascerem de novo quando eles são incapazes de renascer, pois não conhecem o evangelho da água e do Espírito. Assim, só podemos rir.
Os pseudo-sacerdotes pregam um falso evangelho, distorcendo o evangelho da água e do Espírito. Eles falam para as pessoas lavarem os seus próprios pecados todos os dias.
Eles dizem, “Vá e ore nas montanhas, tente jejuar, devote a sua vida à obra de Deus, ore de madrugada, seja obediente, ofereça muito dinheiro para construir igrejas, mas você deve tomar cuidado com seus próprios pecados.”
Certa vez, eu ouvi de uma pessoa testemunhando que ela havia nascido de novo. Ela disse que, em um sonho, estava em uma fila e, quando chegou a sua vez, Jesus chamou o seu nome. Ela disse que foi o seu testemunho de novo nascimento. Mas está correta esta convicção? Jesus não falou isso.
Em João 3, Ele diz, “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” Deus diz que apenas aqueles que são nascidos de novo da água e do Espírito podem se tornar verdadeiros sacerdotes. Todos que crêem que são nascidos de sonhos, fantasias, êxtases espirituais ou orações de arrependimento são hereges.
Atualmente, muitas pessoas não crêem na palavra escrita de Deus e exaltam suas doutrinas denominacionais ao invés de nascer de novo da água e do Espírito. Aqueles que se recusam a pregar o evangelho do novo nascimento da água e do Espírito são pseudo-Cristãos e hereges.
13.e. Reformadores e o Cristianismo existente
Quando as denominações do Cristianismo foram formadas? Quando as denominações diferentes como Presbiterianos, Metodistas, Batistas, Luteranos, Santidade e Evangelho Pleno começaram? A Reforma começou a cerca de 500 anos atrás.
Os Cristãos primitivos foram aqueles que seguiram a Jesus quando Ele estava neste mundo. “Cristãos” significa “aqueles que seguem a Cristo.”
Os primeiros Cristãos foram os apóstolos e seus discípulos. Esses seguiram o verdadeiro evangelho até 313 d.C., mas após o Edito de Milão de Constantino, o Grande, os Cristãos e Gentios começaram a se misturar, resultando nos anos negros que permaneceram por mais de 1000 anos.
Mais tarde, no século 16, Martinho Lutero proclamou a Reforma, dizendo, “O justo viverá por fé.” Um pouco depois, entre 1500 e 1600, Reformadores como João Calvino e John Knox lideraram o movimento contra o catolicismo. Isso foi tudo o que a Reforma alcançou.
A Reforma foi simplesmente um esforço para estabilizar novas igrejas separadas da Igreja Católica Romana. Os Reformadores não negavam o catolicismo em si.
O seu propósito não era promover a fé no novo nascimento da água e do Espírito, mas se libertar da opressão e da corrupção da Igreja Católica Romana, que chamou este movimento de Protestantismo, que significa os protestantes.
Naquele tempo, a Igreja Católica Romana pedia para as pessoas comprarem indulgências, dizendo que elas poderiam enviar os seus ancestrais mortos para o céu quando as comprassem com muito dinheiro. Lutero não percebeu que o catolicismo estava errado, mas estava apenas tentando impedir a Igreja Católica Romana de vender indulgências para financiar a construção da Catedral de São Pedro.
Como resultado, nós podemos ver muitos resquícios da Igreja Católica nas Igrejas Protestantes modernas: Batismo de crianças, orações de arrependimento, que são similares à confissão na Igreja Católica, rituais santos, reconhecimento apenas daqueles que são formados em seminários teológicos como ministros, igrejas majestosas e grandiosas. Tudo isso são resquícios da Igreja Católica Romana.
Contando da Reforma há 500 anos atrás, a história do Protestantismo tem cerca de 500 anos. Este ano é o 481° aniversário da Reforma. Você pode não perceber que Martinho Lutero protestou contra a sua igreja mãe há apenas 481 anos atrás. Portanto, o Cristianismo não pode clamar por sua legitimidade à luz da sua relativa juventude. A Reforma do Cristianismo ainda está acontecendo e deve continuar acontecendo continuamente.
Mas há uma coisa que nós temos que ter em mente, nunca podemos esquecer que apenas aqueles que são nascidos de novo da água e do Espírito podem entrar no reino do céu. Vamos pregar isso! Você prega o evangelho de Jesus, o evangelho do novo nascimento da água e do Espírito? Se não, você não é um servo de Deus. É neste evangelho do “novo nascimento da água e do Espírito” que Deus quer que nós acreditemos. É o que Jesus ensina a Nicodemos em João capítulo 3.
A Bíblia só fala do evangelho do novo nascimento ou fala sobre outras coisas, como trabalhar para o bem da sociedade e viver uma vida santa? É claro que essas coisas são importantes também, mas você as faz depois de nascer de novo da água e do Espírito. A vontade de Deus é que nós acreditemos no evangelho.
13.f. Ensinamentos dos hereges
Quando os falsos Cristãos e a fé herege começaram a prosperar no mundo?
O povo de Israel adorava um Deus, até que se separaram em dois reinos no tempo de Jeroboão, como está escrito em I Reis 12-13. Daquele tempo em diante, antes que Cristo viesse ao mundo, a fé dos hereges começou a prosperar e existem muitos deles nos dias de hoje.
A Bíblia fala sobre os ensinamentos dos falsos Cristãos em Isaías capítulo 28 e Tito 3:10-11. A Bíblia diz que os hereges são aqueles que crêem em Jesus, mas ainda têm pecados em seus corações. Todos que são assim são hereges.
Eles ensinam, como está escrito em Isaías 28:9-10, “A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Acaso, aos desmamados e aos que foram afastados dos seios maternos? Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.”
7Os hereges acrescentam preceito sobre preceito, regra sobre regra. O que isso significa? Significa “Tome cuidado, tome cuidado, tome cuidado com aqueles que dizem que são nascidos de novo através da sua fé em Jesus.” Eles apenas dizem para você ter cuidado, não importando o que aconteça. Eles dizem para você não ouvir, não ir, com medo que você caia em heresia.
Mas se eles estão tão certos que a sua fé é a mais correta, por que repelem aqueles que dizem que as suas crenças diferem da palavra de Deus? Isso é lastimável. Afirmam ser as igrejas ortodoxas, mas não têm palavras para superar o que chamam de heresias. O verdadeiro Cristão pode vencer qualquer herege com a palavra de Deus.
Atualmente, os supostos Cristãos ortodoxos denunciam os Cristãos nascidos de novo como hereges porque suas crenças são diferentes. Como podemos ser hereges quando cremos no evangelho da água e do Espírito?
Se aqueles chamados hereges pregam o evangelho da água e do Espírito, eles realmente são Cristãos ortodoxos. Da mesma forma, se os supostos Cristãos ortodoxos não pregam o evangelho da água e do Espírito, eles são hereges.
A diferença entre “ortodoxia” e “heresia” está se eles pregam o evangelho da água e do Espírito, se eles crêem em Jesus e se têm ou não pecado em seu coração. Como eles podem ser hereges se crêem na palavra de Deus e são nascidos de novo da água e do Espírito?
É heresia crer no batismo de Jesus e na Sua morte na Cruz e ser completamente limpo do pecado? É “ortodoxo” não crer no evangelho da água e do Espírito?
Existem muitos denominacionalistas que têm se afastado da Bíblia e ainda dizem ser Cristãos ortodoxos. Eles se afastam do novo nascimento da água e do Espírito como está na Bíblia, porque pregam apenas o sangue na Cruz, negando o batismo de Jesus (a água).
Qual é a diferença entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Protestante atual? Assim como os reformadores se rebelaram contra a Igreja Católica, assim como eles saíram dessa igreja e construíram o Protestantismo, nós devemos também nos rebelar contra os Cristãos cegos e os falsos sacerdotes. Apenas assim nós podemos abrir os nossos olhos para o verdadeiro evangelho, ter a verdadeira fé e ser completamente salvos através do evangelho da água e do Espírito.
A Bíblia nos fala que apenas aqueles que crerem no evangelho do batismo de Jesus e do Seu sangue na Cruz seguem a verdadeira fé. Jesus disse tais coisas para Nicodemos em João 3:1-12.
Os hereges sempre pedem que seus seguidores sejam devotos na sua fé, pedem que orem de madrugada e que trabalhem duro. É como pedir para homens cegos que corram.
Não importa o quanto você ore, não terá nenhuma utilidade se não nascer de novo da água e do Espírito. Quando nós dizemos que aqueles que são nascidos de novo são justos, os hereges citam Romanos 3:10, “Não há justo, nem um sequer.” Com este versículo, eles rotulam os crentes como hereges.
Mas eles são hereges. O verdadeiro significado do verso não é tão simples como parece, mas eles não leram a Bíblia toda. O Apóstolo Paulo disse que não há nenhum homem justo no mundo, ele estava apenas citando um versículo do Antigo Testamento que diz que não havia justos no mundo antes de Jesus vir e libertar toda a humanidade de seus pecados com a salvação de Deus. Mas aqueles que são salvos por Jesus se tornaram justos.
Nós podemos ver a verdade se lermos o capítulo inteiro. Os hereges só advertem os seus seguidores para tomarem cuidado com aqueles cuja fé é diferente da deles. Com exceção de igrejas que eles reconhecem como ortodoxas, eles proíbem que seus seguidores freqüentem outros lugares. Portanto, sua congregação não ousa ir até igrejas que pregam o evangelho da água e do Espírito.
Eles se tornam surdos para o verdadeiro evangelho e não podem nascer de novo. Estes são os ensinamentos dos falsos líderes que criam os filhos do inferno e eles serão julgados por Deus. Os hereges precisam voltar para Deus.
Quem são os hereges? São aqueles redimidos pela crença no evangelho da água e do Espírito ou são aqueles que dizem crer em Jesus, mas não são nascidos de novo da água e do Espírito?
Tito 3:11 diz que aqueles que crêem em Jesus, mas continuam se autocondenando são hereges.
Eles ensinam os seus seguidores a não participar de cultos de avivamento nos quais o evangelho da água e do Espírito é pregado, dizendo que é perigoso. Como os “ortodoxos” podem ter medo de conflito de crenças? Eles têm medo porque não possuem a verdade do lado deles. “Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito.” Os ensinamentos dos hereges são assim.
Os sacerdotes hereges citam um pouco deste livro, um pouco daquele livro, das palavras de filósofos, da literatura e misturam tudo isso com seus próprios pensamentos, e fazem tudo soar muito bem.
Levam seus seguidores a serem ignorantes e tentam educá-los com ensinamentos mundanos. A verdadeira igreja prega a palavra de Deus e educa os crentes com apenas esta palavra. As pessoas não vêm à igreja para serem educadas da mesma forma que o mundo, pelo contrário, vêm à igreja para ouvir coisas celestiais, que não podem ser ouvidas no mundo. Elas vêm ouvir as palavras de Jesus.
As pessoas entram em suas igrejas como pecadoras, mas querem sair da igreja como crentes justos que não possuem pecado. Mas o que os sacerdotes hereges os ensinam? Eles dizem a seus seguidores para não irem a cultos de avivamento nos quais servos de Deus pregam o verdadeiro evangelho. Eles impedem que seus seguidores tornem-se nascidos de novo da água e do Espírito.
Isso é uma grande estupidez. Eles podem ser capazes de enganar os seus seguidores, mas nunca poderão enganar a Deus.
Hereges, se vocês são verdadeiros servos de Deus, não conseguem ouvir o Espírito reprovando-os? Vocês precisam retornar. Devem parar de obstruir os seus seguidores de participarem os cultos de avivamento em que os verdadeiros servos de Deus pregam o evangelho do novo nascimento da água e do Espírito.
Os hereges educam os seus seguidores apenas com teologia e quando encontram outras teorias, eles são derrotados. É muito triste. Os falsos sacerdotes são bons em ministrar sem a palavra de Deus. Eles pregam, consultam e ministram baseados em suas próprias convicções erradas.
Aqueles que ministram e pregam sem a palavra de Deus são hereges e mercenários (João 10:13).
Os pseudoministros são hereges porque o seu interior e exterior são diferentes. Algumas pessoas definem as igrejas que não se encaixam nas denominações estabelecidas como igrejas hereges, mas algumas delas não querem pertencer a nenhuma denominação, pois a maioria está longe da Bíblia.
Os hereges falam para seus seguidores serem redimidos, apesar de eles mesmos nunca terem resolvido os seus problemas de pecados. Eles estão cometendo o pecado de Jeroboão. Se existe alguém que ainda tem pecado em seu coração, mas tentar fazer as obras de Deus, tal pessoa deve perceber que seus pecados e a santidade de Deus são incompatíveis. A pessoa precisa saber que é uma herege.
Portanto, se alguém que prega ou trabalha na igreja ainda tem pecados, deve perceber que é um herege, pois não conhece o evangelho da salvação de Cristo, o evangelho do novo nascimento da água e o Espírito. Se alguém aprende sobre a Bíblia por meio de um herege e ensina aos outros da mesma forma, tal pessoa também se torna igualmente herege.
Nós podemos reconhecer a árvore por seus frutos. Aqueles que se tornaram justos crendo no batismo de Jesus e no Seu sangue só podem colher a justiça, enquanto aqueles que ainda são pecadores são condenados a colher o pecado. “Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus” (Mateus 7:17).
13.g. O que os sacerdotes hereges pregam em seus sermões?
Os falsos sacerdotes tomam muito cuidado com isso e com aquilo. Por que tanto cuidado? Para que as suas mentiras não sejam descobertas, porque eles não têm a fé verdadeira do novo nascimento da água e do Espírito.
Eles pegam um pouco aqui e um pouco ali, enganam as pessoas e ensinam sem conhecer o verdadeiro significado do evangelho.
“Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali” (Isaías 28:13).
Regra sobre regra, eles dizem, “Essa palavra significa isso e isso em Grego e isso e isso em Hebraico. E existem tais e tais teorias.” Eles também advertem as pessoas para tomarem cuidado se elas encontrarem a teoria da salvação expressa claramente. Eles dizem, “Matinho Lutero disse isso e João Calvino disse aquilo, enquanto John Knox disse isso e isso, e nós pensamos que tudo isso faz sentido da sua própria maneira.”
Eles não sabem sobre o que estão falando e nem no que acreditam. A pessoa que tem a verdadeira fé pode expressá-la em termos claros. Os verdadeiros crentes podem claramente dizer a diferença entre um nascido de novo e aqueles que não nasceram de novo. Nós pregamos claramente o evangelho do novo nascimento da água e do Espírito, mas os hereges estão no caos. A sua fé é como um morcego. Assim como um morcego prefere o interior de uma caverna durante o dia e o exterior do mundo apenas durante a noite, os hereges gostam dessa ou daquela teoria, acreditam nisso ou naquilo. Eles nunca sabem qual é a verdade. Quando um sacerdote herege for para o inferno, os seus seguidores o acompanharão para o amargo fim. Tantas pessoas acabam no inferno porque creram em falsos profetas.
O seu pastor é nascido de novo da água e do Espírito? Ele prega as palavras do evangelho do novo nascimento como estão escritas na Bíblia? Se ele faz isso, você é realmente afortunado, e se não faz, será prejudicado. Se você não é nascido de novo, deve ouvir o evangelho da água e do Espírito, ler livros que o explicam e finalmente nascer de novo.
Os hereges desprezam o evangelho do novo nascimento da água e do Espírito. Eles pregam, “Jesus Cristo veio para tirar os nossos pecados e Ele fez exatamente isso. Ele ainda está lavando os nossos pecados hoje e continuará até o futuro.” Como isso pode ser verdade? Eles dizem que são justificados, mas continuam pecando. Eles são justos em um momento e pecadores em outro.
Esta é a falsa teologia. É uma falsidade. Todos que são justos agora e pecadores em seguida são hereges, falsos profetas. Todos que condenam a si mesmos e que se corrompem são hereges.
13.h. A maldição de Deus está sobre os seguidores dos hereges
Os hereges não são consistentes. Portanto, eles não podem levar os seus seguidores a nascerem de novo da água e do Espírito quando eles perguntam como podem nascer de novo. Pelo contrário, eles dão aos seus seguidores a ridícula idéia de que o homem pode nascer de novo da fantasia e que não pode perceber quando nasceu de novo. Isso é ridículo.
Jesus disse em João capítulo 3, “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” Mas, atualmente, as pessoas justas que são nascidas de novo são chamadas de hereges.
Os sacerdotes hereges dizem que eles não podem se chamar justos porque são humildes. Eles dizem a seus seguidores, “Não freqüente nenhum culto de avivamento em que o pregador planeje falar sobre a benção do novo nascimento da água e do Espírito. Se você nascer de novo, se tornará um herege. Será denunciado por esta igreja. Se deseja continuar conosco, continue sendo pecador e Deus irá fazer você justo quando chegar a hora.” É o que eles dizem. O que eles realmente querem dizer é que está em suas mãos decidir nascer ou não de novo.
Os hereges falam para seus seguidores, “Você deve permanecer conosco, mas ser nascido de novo é sua responsabilidade. Então, você deve buscar isso por si próprio. Apenas permaneça como está agora e vá diante de Deus quando chegar a hora, então você irá descobrir a verdade. Eu não sei o que acontecerá após isso. Mas esta é uma igreja ortodoxa, por isso você precisa permanecer conosco.” Você acha que isso é verdade?
Estes sacerdotes hereges pegam um pouco disso e daquilo e inventam uma teoria. Então isso se torna a única verdade para eles. Não conhecem a palavra de Deus que nos fala sobre a água e do Espírito.
Os hereges interpretam a Bíblia segundo os seus próprios pensamentos. Nós temos que interpretá-la segundo suas palavras em si, mas eles interpretam da sua própria maneira. É por isso que existem tantas teologias e denominações no Cristianismo.
Porque existem muitas denominações e teologias heréticas, existe um incontável número de livros heréticos. Os pseudo-sacerdotes citam um pouco de um livro e um pouco de outro livro quando pregam, mas os verdadeiros sacerdotes pregam sobre a palavra de Deus.
Os hereges extorquem dinheiro de seus seguidores de muitas formas enganosas. Eles comem e vivem bem neste mundo e terminam no inferno porque falharam no novo nascimento. Este é o fim que Deus preparou para eles.
Deus persevera com eles no começo, mas aqueles que recusam firmemente aceitar a benção do novo nascimento da água e do Espírito, Ele irá enviá-los ao inferno.
Deus irá julgar os hereges. Eles crêem em Deus com fervor e consomem muitos volumes de comentários bíblicos e obras teológicas no início, mas então, aos poucos, eles começam a pregar sobre os preceitos do homem, para que os seus seguidores nunca sejam nascidos de novo.
Os hereges colocam mais ênfase em suas obras. Qualquer ministro que não prega o evangelho do novo nascimento da água e do Espírito é um herege diante de Deus.
Eles influenciam os seus seguidores para um caminho sem saída, os coagem a freqüentar 40 dias de vigília, 100 dias de orações matinais, orações em montes, jejuns regulares, contribuições para a construção de templos, milhares de holocaustos, contribuições para cultos de avivamento… e até mesmo fazem um gráfico para mostrar com quanto cada crente contribuiu. Olhando para os frutos das suas obras, nós podemos ver que são hereges.
A maldição de Deus recai sobre os seus seguidores também. Os pastores que pregam sem serem nascidos de novo e seus seguidores estão sob a maldição de Deus.
13.i. Os hereges tentam ler as mentes de seus seguidores
Os sacerdotes hereges clamam todos os dias, pois têm que estar certos para agradar os diáconos e diaconisas, anciãos, diáconos ordinários e mesmo os leigos. É como eles se comportam todos os dias, como hipócritas. “Santo e Misericordioso....” Eles estão cheios de pecados, mas eles têm que dizer coisas santas, então se tornam cada vez mais hipócritas.
Um pregador disse certa vez, “É uma maldição pregar sem o Espírito em seu interior.” Isso significa que é heresia fazer a obra de Deus sem ser redimido; é uma vida amaldiçoada. Se você é um desses hereges, tem que nascer de novo da água e do Espírito.
Todos que crêem em Jesus, mas não são nascidos de novo, são hereges e devem retornar ao evangelho da água e do Espírito. Apenas os justos que são nascidos de novo da água e do Espírito podem pregar o evangelho para os outros.
13.j. Os hereges clamam somente por paz
Isaías 28: 14-15 diz, “Ouvi, pois, a palavra do SENHOR, homens escarnecedores, que dominais este povo que está em Jerusalém. Porquanto dizeis: ‘Fizemos aliança com a morte e com o além fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque, por nosso refúgio, temos a mentira e debaixo da falsidade nos temos escondido.’”
Quem são os homens escarnecedores aqui? São aqueles que pregam a palavra de Deus misturando-a com as suas próprias crenças erradas. Seja qual forem os pensamentos dos pregadores, seja o que for que a teologia diz, eles devem oferecer uma interpretação verdadeira da Bíblia. Mas os sacerdotes hereges pregam a Bíblia da forma como eles a vêem. Estes são os homens escarnecedores.
“Fizemos aliança com a morte e com o além fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós.”
Os hereges dizem que o acoite não irá passar por eles, falam para as pessoas não se preocuparem. Destruição e inferno estão aguardando por eles, mas eles dizem que não se preocupam, pois destruição e inferno não existem para eles. Portanto, você deve se afastar desses hereges se deseja viver eternamente.
Os hereges dizem que você não precisa nascer de novo da água e do Espírito. Isso é verdade? Não, claro que não. Você não pode entrar no reino do céu se não nascer de novo da água e do Espírito.
Está tudo bem não entrar no reino do céu? Isso é o mesmo que perguntar se está tudo bem queimar no inferno. Não é necessário dizer que a resposta para ambas as perguntas é não. Vamos crer no evangelho do novo nascimento da água e do Espírito e entrar no reino do céu juntos.
Os sacerdotes hereges seduzem as pessoas, dizendo que, em razão da sua crença em Jesus, está tudo bem para elas permanecerem pecadoras e que não irão para o inferno.
Jesus toma conta de você mesmo sendo um pecador? Um pecador pode ir para o céu? Você pode evitar o inferno apesar de ser um pecador? Está escrito na Bíblia que você não tem que ir para o inferno quando você crê em Jesus, apesar de ter pecado em seu coração?
Os hereges dizem que fizeram uma aliança com a morte, para que a morte não venha sobre eles, e que um crente pode evitar a condenação do inferno mesmo tendo pecado no coração. Você acha que isso realmente acontece dessa forma?
Os hereges inspiram as pessoas com confiança, dizendo que a morte e o inferno não os esperam. Os sacerdotes hereges escolhem aqueles que não são nascidos de novo como diáconos, anciãos, ministros, mas eles têm que saber que terminarão no inferno porque não crêem no evangelho da água e do Espírito. O que eles podem fazer é introduzir para os seus seguidores a crença no evangelho da água e do Espírito.
Os crentes, mesmo ainda tendo pecado, são capazes de entrar no céu? Um pecador pode ir para o céu? A Bíblia diz que um pecador pode ir para o céu? Não. Pode haver um homem justo com pecados? Não. Estes são os ensinamentos dos hereges e da pseudoteologia.
A Bíblia diz, “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). É a lei de Deus. Ele envia todos os pecadores para o inferno, mas todos aqueles que são nascidos de novo da água e do Espírito são bem vindos no céu.
“Quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque, por nosso refúgio, temos a mentira e debaixo da falsidade nos temos escondido.” Os sacerdotes hereges falam palavra de efeito e crêem firmemente que não irão para o inferno, apesar de terem pecados em seus corações. Porque eles estão se escondendo atrás de uma falsa teologia, Deus não pode fazer nada para ajudá-los. Eles só acreditam na sua teologia, por isso ao invés de crerem na palavra de Deus, eles são hereges e pecadores destinados ao inferno. Como é triste saber que existem muitos destes!
13.k. Os hereges estão interessados apenas em dinheiro
Os hereges e pseudo-sacerdotes estão interessados apenas no dinheiro. Eles são gananciosos, “Quanto dinheiro este homem irá oferecer se entrar para minha igreja?” Pensam sobre o dízimo que ele irá pagar. Isso é o mesmo que adorar um bezerro de ouro. “Por favor, deixe-me tornar bem sucedido, permita-me ganhar muito dinheiro, Senhor.” Os falsos sacerdotes ensinam as pessoas a orarem dessa forma.
Eles dizem, “Se você crer em Jesus, ganhará muito dinheiro, você irá conceber quando é estéril e será bem sucedido no seu negócio.”
Muitas pessoas são enganadas por estes falsos sacerdotes, eles estão extorquindo o seu dinheiro, e elas continuam indo para o inferno em razão dos seus problemas. Como isso é injusto! Se alguém que estava participando de uma heresia retorna ao senso, irá ficar surpreso ao descobrir com quanto dinheiro ele contribuiu para seus enganadores, irá se reprovar por sua própria ignorância em seguir e trabalhar tão duro por eles.
Os hereges são especialmente fervorosos praticantes do que eles consideram uma religião legítima. Os seus seguidores se dedicam a orações matinais, orações nos montes, contribuições especiais, dízimo, ofertas semanais. Existem muitas razões para tirar dinheiro de seus seguidores.
Os seus seguidores trabalham muito duro, mas ainda têm pecado em seus corações, porque ninguém ensinou a eles o evangelho da água e do Espírito. Alguns perguntam sobre isso, mas nunca conseguem uma resposta. Qualquer um que não é nascido de novo da água e do Espírito é um herege.
13.l. Pobres hereges e seus seguidores
“Oh, vocês, pobres, hereges! Vocês trabalham primeiramente na sua redenção!” O sinal dominante da pseudofé é adorar os bezerros de ouro de Jeroboão. A primeira coisa que os hereges faziam no Antigo Testamento era construir um templo e preenchê-lo com bezerros de ouro (I Reis 12:25-33).
Atualmente, eles constroem grandes igrejas e tiram dinheiro de seus seguidores, falando para pegarem empréstimos no banco para as construções. Eles trabalham as emoções da congregação e depois passam as sacolas de coleta. Dinheiro, moedas, relógios de ouro, enchem rapidamente a sacola. Os hereges agem dessa forma e ocorre o mesmo em cada uma das suas igrejas.
Exteriormente eles parecem estar interessados em coisas espirituais, mas na realidade eles estão interessados apenas em dinheiro. Eu aconselho você a permanecer afastado das igrejas que só se importam com dinheiro. Por favor, não vá a igrejas onde apenas os ricos são tratados cordialmente. É errado anunciar o total de cada oferta da congregação, porque fazem isso na esperança de atrair mais dinheiro.
Os hereges dizem palavras enganosas para os seus seguidores:
“Vocês serão abençoados se crerem em Jesus.”
“Dedique-se à obra de Deus. Quanto mais você se dedicar, mais abençoado será.”
“Se você trabalhar como ancião, será abençoado materialmente.”
Então os seus seguidores lutam entre si para se tornarem anciãos. Se não houvesse nenhuma compensação, quem gostaria de servir como ancião? E se espera que os anciãos contribuam financeiramente também.
Eles são eleitos baseados no quanto crêem na doutrina da denominação, no quão proeminente eles são na sociedade e em quanto dinheiro podem contribuir na igreja. Isso é verdade!
Os hereges só se importam com dinheiro, estão interessados em construir grandes igrejas. E não se importam se seus seguidores vão para o inferno, contanto que eles ofereçam muito dinheiro.
Os hereges são aqueles que trabalham por pão, capturam seus seguidores com temas interessantes e divulgam esses temas para seus seguidores aleatoriamente (Ezequiel 13:17-19). Isto significa amarrá-los à igreja e aumentar a sua riqueza. Os hereges não pregam o evangelho da água e do Espírito, apenas tentam tornar-se ricos.
Mesmo alguém que tenha freqüentado uma igreja por alguns meses pode se tornar um diácono. Além disso, se ele está bem familiarizado com a doutrina e tem um suporte financeiro bom, ele é promovido a ancião. Tudo isso está na vergonhosa tradição do pecado de Jeroboão, que trocou Deus por um bezerro de ouro.
Os hereges adoram os bezerros de ouro. Eles não fazem seus seguidores nascerem de novo, só tomam dinheiro deles enganando-os com promessas de bênçãos celestiais. Não se importam se os seus seguidores estão condenados ao inferno, contanto que a sua igreja esteja com boas condições financeiras.
13.m. Falta convicção aos hereges em suas pregações
Os hereges gostam de dizer “provavelmente” ou “talvez”, porque falta a eles convicção sobre o que estão falando. Eles não têm fé na palavra de Deus e não crêem realmente no que estão pregando. A sua crença não está assentada na fé na palavra de Deus. Eles dizem, “Pode ser dito que...”, mas nunca falam claramente e com convicção. Seria melhor que eles não ensinassem os seus seguidores do que ensinarem mentiras. Pois eles não podem levar as pessoas a nascerem de novo da água e do Espírito, assim só condenam ainda mais pessoas ao inferno.
13.n. Os hereges desempenham o papel de falsos profetas
Mateus capítulo 7 nos fala sobre aqueles que crêem em Jesus e acabam no inferno. Os hereges irão protestar perante Deus nos últimos dias, como está escrito na Bíblia, “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade” (Mateus 7:22-23).
Eles não crêem que Jesus lavou todos os pecados do homem; não crêem no evangelho da água e do Espírito.
Eles praticam a iniqüidade. O que isso significa? Significa que falam para as pessoas crerem em Jesus, mas ainda possuem pecados em seus corações. Você pode pensar o que há de tão errado nisso, mas isso é um sério pecado contra Deus.
Quando um pecador prega para outras pessoas a necessidade de crer em Jesus, ele não pode levá-las ao novo nascimento, porque ele mesmo não nasceu de novo da água e do Espírito. Portanto, os hereges só produzem pecadores que crêem em Jesus. É um pecado contra o Espírito praticar a iniqüidade.
Os hereges não crêem na palavra de Deus e nem pregam o evangelho como está escrito, apenas tiram dinheiro de seus seguidores. Eles são pecadores apesar de crerem em Jesus e tentam guiar outros quando eles mesmos não são nascidos de novo. Dessa forma, praticam iniqüidade.

13.o. Os hereges são imitações dos justos
Não seja enganado por aqueles falsos pregadores que dizem que são pecadores, não ofereça a eles o seu dinheiro. Não dê a esses pecadores o seu dinheiro ganho com tanto trabalho.
Por que você daria dinheiro para aqueles pregadores que não podem te ajudar com seus pecados? Se você quer dar o seu dinheiro para a igreja, espere pelo menos até que seus pecados sejam destruídos através do evangelho da água e do Espírito.
Assim como existem imitações na arte, também existem imitações na vida. Existem, por exemplo, religiões imitativas que não podem lavar todos os pecados do coração. Como você identifica este tipo de religião? Uma imitação é algo que parece genuíno por fora, mas de fato está longe da coisa real.
Você tem que decidir por si mesmo. Quem são os verdadeiros pregadores? Quem são os hereges? Os ortodoxos crêem em Jesus e no Seu poder redentor e não possuem pecados em seus corações. Mas os hereges têm pecados em seus corações.
Então, todas as pessoas são como os hereges? Pode ser. Mas vamos voltar para a Bíblia. Qualquer um que crê em Jesus, mas não é nascido de novo, é um herege. Está claro que os nascidos de novo são os ortodoxos. Portanto, aqueles que não são nascidos de novo são hereges. Os hereges são aqueles que crêem em Jesus, mas ainda têm pecado em seus corações.
Os hereges são imitações dos justos. Eles podem saber que o caminho para se tornar santificado é crer em Jesus, mas infelizmente continuam com pecados em seus corações. Eles mesmos acreditam que são pecadores, mas dizem que ainda podem ir para o céu e que adoram a Deus. Parece muito que eles são justos, mas não vamos nos deixar enganar por imitações.
13.p. O julgamento de Deus aguarda os hereges
“Portanto, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, o Poderoso de Israel: Ah! Tomarei satisfações aos meus adversários e vingar-me-ei dos meus inimigos. Voltarei contra ti a minha mão, purificar-te-ei como com potassa das tuas escórias e tirarei de ti todo metal impuro. Restituir-te-ei os teus juízes, como eram antigamente, os teus conselheiros, como no princípio; depois, te chamarão cidade de justiça, cidade fiel. Sião será redimida pelo direito, e os que se arrependem, pela justiça. Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o SENHOR perecerão. Porque vos envergonhareis dos carvalhos que cobiçastes e sereis confundidos por causa dos jardins que escolhestes. Porque sereis como o carvalho, cujas folhas murcham, e como a floresta que não tem água. O forte se tornará em estopa, e a sua obra, em faísca; ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague” (Isaías 1:24-31).
Deus nos fala que se acreditarmos no homem, nós seremos envergonhados por causa dele. Ele nos diz que seremos envergonhados em razão da igreja que escolhemos para nós e esta vergonha será como uma árvore cujas folhas murcham e como uma floresta que não tem água.
Ele nos diz que os falsos sacerdotes e os seguidores que crêem em seus preceitos humanos, no lugar da palavra de Deus, tornar-se-ão estopa e as suas obras como faísca. Ambos queimarão no inferno. Os falsos pregadores e hereges que não foram redimidos, bem como os pecadores e inimigos da justiça serão julgados com a chama de Deus.
As igrejas construídas apenas sobre teologias podem parecer grandes por fora, mas não têm nada por dentro. Qualquer igreja que não é fundada sobre a crença na palavra de Deus e no evangelho do novo nascimento da água e do Espírito é como um jardim que não tem água.
Pode ser uma árvore, mas é uma árvore morta, incapaz de frutificar. Quando um poço não tem água, ele não é mais um poço.
“O forte se tornará em estopa, e a sua obra, em faísca; ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague.” Aqueles que não têm o Espírito podem parecer fortes a outros homens, mas aos olhos de Deus, eles são como estopa, prestes a arder no fogo do inferno.
O Senhor pergunta, “Guarda, a que hora estamos da noite?” (Isaías 21:11). Os justos que têm a vida eterna deveriam pregar o evangelho da água e do Espírito na escuridão da noite.
Deus é luz e Satanás escuridão. Deus guia seu povo para a justiça e Satanás para falsos templos, com caos e falsa teologia.
No tempo do profeta Isaías, a fé do povo era tão caótica quanto a de hoje. Eles misturavam a palavra de Deus com teologia e preceitos humanos, enganavam tanto o povo de Israel com os caóticos produtos humanos que Deus decidiu se livrar de todos eles.
“Voltarei contra ti a minha mão, purificar-te-ei como com potassa das tuas escórias e tirarei de ti todo metal impuro. Restituir-te-ei os teus juízes, como eram antigamente, os teus conselheiros, como no princípio.” As ofertas que nunca serão aceitas por Deus são como metal impuro, uma mistura da verdade de Deus com teorias humanas.
Deus nunca aceita ofertas que estão misturadas. Elas podem parecer puras diante dos olhos humanos, mas se são misturadas com crenças erradas de homens, estão misturadas com impurezas e, portanto, não são aceitáveis a Deus.
Deus reprovou o povo de Israel, especialmente os hereges, falsos pregadores e pecadores.
Se nós lermos Êxodo e Números, nós poderemos ver que Deus não os reprovou no princípio. Ele ajudou o povo de Israel e derramou bênçãos sobre eles. Mas após a morte de Josué, dos juízes, o povo de Israel foi invadido.
Contudo, eles escolheram seguir o seu próprio caminho. Naquele tempo, Deus enviou o profeta Jeremias e falou para Israel se render à Babilônia.
Jeremias falou para o povo e sua palavra tinha um significado espiritual, simbolizando o fato de que os justos falam para aqueles que seguem os hereges a se renderem ao evangelho da água e do Espírito.
13.q. Deus reprova os hereges
Por que os servos de Deus reprovaram o povo de Israel? Porque eles mudaram o sistema sacrifical, escolhendo pessoas comuns como sacerdotes e mudando as datas dos sacrifícios.
Eles mudaram o Dia da Expiação do décimo dia do sétimo mês para o quinto dia do oitavo mês e escolheram sacerdotes que não faziam parte dos Levitas. Eles, portanto, bloquearam o caminho para o novo nascimento.
Deus repreendeu os falsos pregadores. Aqueles que serviam aos bezerros de ouro em vez de Deus tornaram-se sacerdotes hereges.
De fato, Deus não os repreendeu apenas por adorarem ídolos. Eu e você também não adoramos ídolos às vezes? Nós pecamos com muita freqüência, mas as nossas iniqüidades não são consideradas pecados graves, pois estamos sob a graça de Deus. Mas trocar Deus por bezerros de ouro não pode ser perdoado, e o mesmo vale para trocar o sistema sacrifical e a escolha de pessoas comuns para o sacerdócio.
Que pecados terríveis são esses! São os mais graves. Como uma pessoa pode ser perdoada por trocar Deus por bezerros de ouro! Está escrito na Bíblia que foi o pecado de Jeroboão que trouxe a ira de Deus.
Assim como Deus mostrou a Sua ira no Antigo Testamento, agora destrói os pecadores que estão contra Ele. Deus disse a Israel que amaldiçoaria aqueles que não desistissem de adorar os bezerros de ouro.
13.r. Os hereges oferecem sacrifícios iníquos
Os reis e sacerdotes hereges de Israel estavam contra Deus e estavam selecionando aqueles que desprezavam o sistema sacrifical para o sacerdócio. Jeroboão, o rei com uma mente corrompida, ordenou pessoas que não eram da casa de Levi como sacerdotes.
Apenas aqueles que eram da casa de Levi podiam ser sacerdotes e trabalhar no tabernáculo. Mais precisamente, os sacerdotes tinham que ser da casa de Arão. Esta era a eterna lei de Deus, mas Jeroboão ordenou sacerdotes de fora da casa de Levi e permitiu que eles oferecessem sacrifícios para os bezerros de ouro. Nós devemos saber como isso trouxe a ira de Deus.
Ainda hoje, aqueles que não são nascidos de novo podem se tornar ministros, anciãos e diáconos na igreja. Isto vai contra a lei de Deus e traz a Sua ira. Deus está satisfeito com sacrifícios iníquos? Os hereges devem destruir os seus bezerros de ouro, voltar para Deus e nascer de novo.
Isaías 1:10-17 diz, “Ouvi a palavra do SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? — diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene. As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.”
Se lermos esta passagem cuidadosamente, poderemos ver que os líderes religiosos de Israel eram muito devotos, mas, apesar da sua devoção, eles estavam destruídos porque ofereceram os sacrifícios errados e desobedeceram a lei de Deus.
Nós podemos ver que eles não seguiram a lei quando ofereceram os sacrifícios e nem observaram a palavra de Deus. Estes líderes eram tão devotos que trouxeram incontáveis ofertas diante de Deus. A Bíblia diz que o sangue fluiu como um rio de dentro do Tabernáculo.
Mas quando viu o que eles fizeram, Deus disse que era como o pecado de Gomorra. Viu que eles estavam oferecendo sacrifícios perante Ele, mas na verdade, estavam pecando. Ele disse que era melhor que não trouxessem oferta alguma, pois não as queria.
Como ofereceram os sacrifícios perante bezerros de ouro, Deus não podia perdoá-los. Ele não poderia mais suportar isso e falou que deveriam oferecer sacrifício segundo o modo que Ele havia ordenado. Senão, seria melhor para eles que não oferecessem sacrifício algum.
O seu sacrifício não foi oferecido a Deus da forma correta e, como resultado, os sacerdotes pecaram contra Ele. Você deve saber que servir a Deus e fazer a Sua obra sem lavar os seus pecados é um grave pecado diante Dele.
13.s. Os hereges são como professores de escola
Os hereges aparentam ser santos. Quando ocupam o púlpito, parecem tão impressionantes que muitos são enganados por sua aparência. Eles soam tão lógicos e sempre concluem os seus sermões admoestando as pessoas a serem boas. Que tipo de sermão é esse? Qual é a diferença entre esses sermões e as lições dos professores de escola?
A igreja de Deus é o lugar onde os nascidos de novo se reúnem para adorá-Lo. Apenas as igrejas desse tipo são verdadeiras e não tentam ensinar como se comportar diante de Deus. O pregador da verdadeira igreja prega o evangelho da água e do Espírito. Não importa o quão instável você seja, Deus lavou todos os seus pecados.
Os pregadores hereges falam para seus seguidores, “Faça isso e faça aquilo”, colocando cargas pesadas sobre eles, mas eles mesmos não querem mover um dedo para fazer a obra.
Um pregador herege compra para seu filho um caro violino e o manda para estudar no exterior. Como um sacerdote consegue pagar isso? Onde consegue esse dinheiro? Se ele tem esse dinheiro, não deveria gastá-lo para pregar o evangelho? Um pregador deve dirigir um carro caro? Nós devemos dirigir um carro de luxo para sermos dignos? Um pregador que dirige um carro caro é um ladrão. Quando os seus seguidores não podem sequer ter um carro compacto, como pode ser justo para ele ter um modelo de luxo. Nós podemos identificar um pregador herege apenas olhando para as suas obras.
Os pregadores hereges pedem grandes somas de dinheiro. Algumas igrejas pagam aos seus pregadores cerca de US$ 10,000 por mês e esse é apenas o pagamento oficial. Eles ainda ganham as verbas para educação, para livros, cuidados com os filhos, verbas para visitação, apenas para citar algumas delas. E, ainda, alguns deles reclamam que não recebem o suficiente. Ganham US$ 10,000 por mês e pedem mais dinheiro. Será que US$ 10,000 é pouco dinheiro? Um pregador deveria ficar feliz em ganhar só o suficiente para se sustentar enquanto prega o evangelho da água e do Espírito.
Um verdadeiro pregador recebe consolo e paz de Deus, mas um pregador herege, que não tem paz, pede compensação monetária. Tais pregadores estão na verdade adorando bezerros de ouro.
A igreja de Deus é chamada algumas vezes de Sião. Não há igreja tão bela quanto Sião. A igreja de Deus é o lugar onde o evangelho da água e do Espírito é pregado.
Isaías 1:21 diz, “Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela, que estava cheia de justiça! Nela, habitava a retidão, mas, agora, homicidas.” Isaías descreve a igreja de Deus, dizendo, “Ela estava cheia de justiça.”
Deus é justo e reto. Porque nós somos incompletos, descendentes de Adão e nascemos para pecar, Jesus veio a este mundo para lavar os nossos pecados com a água e o Espírito. Isso demonstra como Ele é justo.
No Antigo Testamento, quando as pessoas sabiam que eram insuficientes, elas vinham até Deus e ofereciam sacrifícios. “Eu errei de tal forma. Foi um erro.” Então eram perdoadas pelos pecados diários e também podiam obter o perdão dos seus pecados anuais, no Dia da Expiação.
Da mesma forma, no Novo Testamento, Jesus Cristo veio a este mundo e foi batizado e crucificado para lavar os pecados da humanidade de uma vez por todas.
Mas no culto de Ano Novo muitas pessoas choram e se arrependem, “Querido Deus, por favor, perdoe os pecados que eu cometi no ano passado. E, por favor, me abençoe no novo ano.” Estas pessoas são hereges.
Então, qual é a verdade sobre o novo nascimento da água e do Espírito? Jesus veio a este mundo há 2000 anos, lavou os pecados da humanidade de uma vez por todas e, portanto, nos salvou do pecado para sempre. Ele nos salvou de todos os pecados do mundo com a água e o sangue. Mas, se nós pedirmos perdão todos os dias, o que Ele dirá?
“Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela, que estava cheia de justiça! Nela, habitava a retidão, mas, agora, homicidas.” Todos que dizem ser pecadores são hereges.
13.t. Os sacerdotes hereges não podem pregar o evangelho do novo nascimento da água e do Espírito
Nosso Deus chama de homicidas aqueles que crêem Nele, mas ainda pedem perdão. Como pedem perdão e também dizem que são pecadores, eles esperam que Jesus venha e morra pelos seus pecados uma segunda vez? O batismo e a Cruz de Jesus são a realidade da salvação.
Em I Pedro 3:21 está escrito que o batismo de Jesus é o tipo da nossa salvação. Jesus Cristo morreu uma vez para salvar a humanidade do pecado. E assim, lavou os pecados da humanidade de uma vez por todas e ressuscitou três dias depois. Agora, Ele está assentado à direita de Deus.
Jesus Cristo foi batizado uma vez e morreu uma vez na Cruz para nos salvar dos pecados para sempre. Ele foi batizado por João Batista quando tinha 30 anos e morreu para nos salvar de todos os pecados do mundo. Isso não significa que o julgamento foi dado de uma vez por todas?
Se os hereges dizem que ainda são pecadores, estão pedindo a Deus que venha uma segunda vez e seja novamente crucificado. De fato, Ele teria que continuar fazendo isso todas as vezes que clamassem por perdão.
Aqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito em seus corações são salvos do pecado eternamente, tornam-se justos e vão para o céu receber as bênçãos de Deus e a vida eterna. Qualquer um que encontrar a justiça pode ser salvo através da água e do Espírito e se tornar um dos abençoados do povo de Deus. Todos que pedirem a justa salvação diante de Deus serão abençoados.
Vamos ler Isaías 1:18-20. “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.”
Deus está nos falando que se formos obedientes ao evangelho da água e do Espírito, comeremos do melhor desta terra, mas se nos recusarmos e formos rebeldes, seremos devorados pela espada.
Nosso Deus disse, “Vinde, pois, e arrazoemos. Vamos conversar. Você é insuficiente? Você é injusto? Você se ama demais? Você pode viver segundo os mandamentos? Você pode fazer o que a lei diz? Você conhece, mas não pratica? Então, venha até mim. Apesar de seus pecados serem como escarlate, eles serão tão brancos como a neve; apesar de serem vermelhos como o carmesim, eles serão como lã.” Isso significa que Deus salvou os pecadores e os tornou justos.
Não havia pecado quando Deus criou Adão e Eva, mas Satanás logo entrou em cena. Ele os tentou a desobedecer a Deus e fez de toda a humanidade pecadora através do pecado deles. Satanás causou a queda do homem. No princípio, Adão e Eva não tinham pecado diante de Deus, viviam com Deus no Jardim do Éden. Mas se tornaram pecadores e agora Deus está nos chamando. Vinde, pois, e arrazoemos. Vamos arrazoar juntos!
“Quantos pecados você já cometeu nesse mundo? E quantos pecados você irá cometer antes de morrer?”
“Oh, Deus. É impossível não pecar. Nós não podemos nos tornar santificados, não importa o quanto tentemos.”
“Bem, então quantos pecados você cometeu até agora?”
“Bem, Senhor, eu não consigo lembrar de todos, mas existem alguns que estão na minha mente. Você lembra aquela vez? Você sabe do que eu estou falando… e existe aquela outra vez, o Senhor sabe…”
Então Deus diz, “Então continue e me conte. Você acha que isso é tudo? Você sabe quantos existem além desses? Mas todos os pecados que você se lembra, todos os pecados que você se esqueceu e mesmo todos os pecados que você irá cometer no futuro, eu lavei todos eles para sempre. E não só os seus, mas dos seus filhos e dos filhos deles, até o pecado de todos os seus descendentes. Eu sou o Deus justo. Eu lavei todos os seus pecados de uma vez por todas.”
Deus, que lavou todos os pecados da humanidade desde o pecado de Adão até os pecados do último homem na terra, é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim.
“Eu sou o Salvador e o Deus Todo-Poderoso.”
“Eu sou Jeová, o Deus Misericordioso.”
“Eu terei misericórdia daqueles que merecem misericórdia e terei compaixão daqueles que merecem compaixão.”
Se pedirmos por Sua misericórdia e formos francos com Ele, podemos ter a compaixão de Deus. Nosso Pai quer abençoar a todos nós. Ele quer que todos nós sejamos justos. Em Seu amor e compaixão, Ele quer nos fazer Seus filhos justos.
Ele quer que nós sejamos tão brancos como a neve. Jesus lavou os pecados da humanidade de uma vez por todas através do Seu batismo e Seu sangue. Se uma igreja não pode resolver os problemas do pecado e vida para todos os crentes, ela não pode ser considerada uma verdadeira igreja de Deus.
As pessoas vêm até os sacerdotes e perguntam, “Eu tenho pecado. O que devo fazer? Eu me arrependi e tenho me arrependido por tantas vezes, mas meus pecados não vão embora. Eu não posso mais continuar com a minha vida religiosa.” Se um sacerdote não pode dar a resposta certa para os seus problemas, ele é um herege. Ele pode dizer, “Depende de você. Vá orar nos montes. Tente um jejum de 40 dias.”
Os sacerdotes e líderes religiosos são tão cheios de impurezas que nem mesmo conhecem o evangelho da água e do Espírito. Eles não sabem se suas almas vão terminar no céu ou no inferno.
Aqueles líderes não estão corretos diante de Deus, eles são falsos e hereges. Parecem crer em Jesus exteriormente, mas os seus corações ainda estão cheios de pecado. Eles não foram lavados dos seus pecados, por isso não podem pregar o evangelho da água e do Espírito, que nos lava de todos os pecados. Não vamos nos deixar enganar por eles.
Tito 3:10-11 diz aos hereges, “Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada.” Porque crêem em Jesus, mas não são nascidos de novo, eles se condenam como pecadores. Eles ignoram e destroem o evangelho da água e do Espírito, dizendo que são pecadores e não podem evitar o inferno.
Eles são hereges no Cristianismo. Quem crê em Jesus, mas tem pecado é um herege. Os hereges diferem de Deus. Deus é santo, mas eles não são. Aqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito são limpos de todos os seus pecados. Então, quem crê em Jesus, mas tem pecado é herege. Nós temos que permanecer afastados daqueles que dizem que crêem em Deus, mas ainda são pecadores.
Vamos pregar o evangelho para aqueles que não ouviram ainda e para aqueles que querem crer, mas não podem, porque não o conhecem. Vamos ajudá-los a nascer de novo. Vamos repelir aqueles que permanecem no caminho do evangelho da água e do Espírito.
Nós devemos pregar o evangelho do novo nascimento da água e do Espírito por todo o mundo. Amém!

Sem comentários:

Enviar um comentário